Entenda como funciona a aprendizagem em sala de aula nas escolas infantis que aplicam educação financeira no Brasil
As pessoas lidam com o dinheiro o tempo inteiro, sobretudo na fase adulta. Saber se organizar financeiramente é o primeiro passo na busca por um futuro de sucesso. Sendo assim, por que não aprender sobre finanças desde cedo? É sabido que o conhecimento que os pequenos adquirem nos seis primeiros anos de vida impacta de forma profunda o amanhã. Por isso, este artigo trará informações sobre as escolas infantis que ensinam finanças no Brasil e suas rotinas em sala de aula.
Incentivar o consumo consciente na chamada primeira infância é importante, visto que é o momento mais rico para aprendizagem. Em 2019, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou novas diretrizes para o ensino no Brasil. A medida chamou atenção, já que a educação financeira tornou-se obrigatória para todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A partir de então, o assunto ganhou destaque e é amplamente discutido até hoje. Isso porque construir uma relação saudável entre o dinheiro e a molecada é o principal desafio de grande parte dos educadores. A FORME – Educação Financeira acredita que as crianças que recebem educação financeira se transformam em adultos bem sucedidos no âmbito pessoal e profissional.
Por que ensinar educação financeira na infância?
Levando em conta o cenário atual de desemprego no país, evitar o surgimento de dívidas incontroláveis, que não só prejudicam a própria qualidade de vida da pessoa, como de quem está ao redor dela, é mais do que benéfico no período de formação intelectual infantil.
Segundo dados divulgados recentemente pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a parcela de endividados bateu recorde no mês de setembro, atingindo 74% dos cidadãos. É o maior número desde 2010, quando o levantamento foi iniciado. Clique aqui para ver mais informações.
Como funciona a aprendizagem em sala de aula?
A FORME – Educação Financeira está presente na Educação Infantil e Fundamental 1, visando utilizar atividades lúdicas para incentivar os pequenos a percorrerem o caminho entre sonhos e realizações. Jacques Kondi Hamadani, cofundador e diretor executivo de marketing da empresa, diz que a educação financeira comportamental é ponto indispensável no aprendizado das crianças.
Dessa forma, o plano de ensino trabalha com cuidado o socioemocional do aluno para que decisões sejam pensadas sempre com planejamento a curto, médio e longo prazo. Além disso, palestras são disponibilizadas para professores, coordenadores e pais para facilitar o entendimento da metodologia FORME.
“Os professores recebem capacitação, bem como o material didático. Os alunos também ganham uma apostila anual e projetada para prepará-los no período de 1 hora por semana durante o ano letivo”, detalha Jacques.
Brincar e aprender é possível?
Como criança é sinônimo de diversão, as brincadeiras são excelentes alternativas para ensinar finanças. No início de outubro, mês em que o Dia das Crianças é celebrado, um artigo com 4 dicas de brincadeiras foi publicado no blog. São elas: cofrinho, dinheiro de brinquedo, verdade X mentira e mercadinho. Todas acessíveis e fáceis de fazer, inclusive em sala de aula. Quem se interessou pelo conteúdo pode clicar aqui para conferir.
Outro ponto bastante positivo da metodologia FORME são as figuras que ilustram as apostilas. Elas são usadas para representar diversas situações do cotidiano infantil. O método permite que as crianças se identifiquem com o que está sendo explicado pelos educadores ao mesmo tempo em que criam um vínculo de confiança com os personagens.
O Astrodin, por exemplo, é um astronauta muito inteligente e que foi criado para levar inovação e tecnologia para dentro das classes. Outros dois mascotes, o Luno (um cachorro) e o Gastoriano (um personagem de outro planeta), complementam a turma e deixam a experiência ainda mais enriquecedora e alegre. A Escola de Educação Infantil Arena do Saber, localizada em Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo, produziu um conteúdo que mostra como essa relação de amizade deixa o aprendizado mais prático e fácil:
O que as escolas parceiras estão pensando?
De acordo com Cinthia Grazielle Arena, Diretora Pedagógica da Arena do Saber, instituição responsável pelo vídeo anterior, a parceria com a FORME – Educação Financeira é sucesso total. “Iniciamos a educação financeira este ano e fomos a primeira escola a fechar com a FORME. Estamos felizes com o trabalho desenvolvido através das aulas e o retorno que estamos colhendo”, comenta.
No que diz respeito aos alunos, a diretora é enfática ao dizer que eles adoram a disciplina, pois se divertem para valer durante as aulas. Vale ressaltar outro benefício citado pela educadora: a aprendizagem que ultrapassa a sala de aula. “As crianças levam para a casa o que aprendem e isso soma no dia a dia”, complementa Cinthia.
A Diretora do Colégio Cristão Geração Futuro, Aline Moreira da Costa, informa que a educação financeira é um processo novo para a escola, um momento de descoberta para os alunos e educadores. Mas não tem jeito! Assim como no primeiro exemplo, os pequenos dela também gostam demais da disciplina. “Eles ficam entusiasmados porque sabem que na sexta-feira tem atividade lúdica e saímos da rotina”, conta.
A parceria que teve início em junho já está proporcionando ótimos resultados. Aline experimentou fazer o que ela chamou de “folha dos sonhos”, pedindo retorno dos responsáveis em relação aos desejos das crianças. A tarefa vem sendo feita aos poucos para todo o trabalho ter fundamento.
“Tive muita participação. Na verdade, eu pedi para os alunos desenharem o que eles queriam comprar com a poupança do cofrinho e cada um desenhou uma coisa. É interessante acompanhar”. A diretora frisa que começar a educação financeira pelas crianças é o caminho certo, pois elas carregam isso para a casa, o que é o intuito das escolas.
Qual é o caminho para implementar a metodologia FORME nas escolas?
É bem simples. Se você gostou da metodologia FORME e quer conhecer o plano de ensino, basta clicar aqui para preencher o formulário da página inicial e entrar em contato. O retorno acontecerá o mais rápido possível.
“Nós oferecemos um atendimento diferenciado, especialmente para os professores. Temos uma equipe multidisciplinar que atua para que a escola forneça a melhor capacitação aos alunos”, finaliza Jacques.