Educação financeira: veja 5 conceitos que você deveria conhecer

 

Fonte: Pexels

Enviado pela equipe do Juros baixos: https://jurosbaixos.com.br/

Muita gente acredita que a educação financeira está ligada a estudar, participar de cursos, palestras sobre o tema, além claro, de muita teoria. O termo educação financeira é muito mais complexo do que isso: ter organização com suas despesas e receitas, fazer um planejamento financeiro pessoal e, especialmente, estar preparado para o futuro.  

A partir do momento que a educação financeira permite melhorar o seu entendimento em relação a produtos e serviços financeiros e fazer escolhas conscientes, é porque ela já faz parte da sua vida. Mas como conseguir aprender rapidamente e de maneira fácil sobre esse assunto tão importante?

Vamos te ensinar cinco conceitos relativos à educação financeira que vão te ajudar a melhorar sua relação com o seu dinheiro. Basta continuar com a gente para entender mais!

Antes de mais nada: o que é educação financeira?

Primeiro, é importante entender o que é educação financeira. Ela é a capacidade de entender e usar de maneira eficaz as suas habilidades econômicas. Estas podem ser divididas e elencadas como orçamento, investimento, gerenciamento de crédito e gestão financeira. 

Por que educação financeira deveria ser uma preocupação sua?

Você deve se preocupar com educação financeira porque a partir do momento em que você prioriza organizar suas finanças, ainda que você não tenha dívidas, por exemplo, consegue evitar problemas maiores e inesperados. 

Imagine que você perca seu emprego e está pagando o financiamento do seu imóvel. Como você conseguirá bancar esse custo sem ter uma receita? 

Se você estiver seguindo os conceitos essenciais da educação financeira, você sabe como é importante ter uma reserva de emergência. Com ela será muito mais fácil minimizar impactos com relação ao seu bolso, a sua saúde mental e, ainda, focar em ir atrás de outro emprego. 

Veja 5 conceitos sobre educação financeira que você deveria conhecer

Chegou o momento de você aprender mais sobre os cinco conceitos importantes de educação financeira e não ter mais dores de cabeça na sua vida econômica!

  • Planejamento é tudo na sua vida financeira;
  • Estabeleça metas para chegar longe;
  • Saiba a diferença entre valor e preço;
  • Devagar se vai longe;
  • Aproveite as ferramentas financeiras disponíveis.

Planejamento é a chave do sucesso financeiro

A primeira coisa que você deve ter em mente para entender sobre educação financeira é ser uma pessoa organizada, sendo que a única maneira de fazer isso é ter um planejamento financeiro. 

Para fazer esse planejamento, você tem várias opções: fazer uma planilha do Excel, aproveitar os milhares de aplicativos disponíveis na internet ou, ainda, se você for do tipo papel e caneta, deixar tudo anotado em um caderno.

Não há grandes dificuldades, você só precisa separar todas suas despesas mensais, inclusive até o cafezinho após o almoço e incluí-las nesse planejamento financeiro. 

Não se esqueça de organizá-las por categorias, como alimentação, aluguel, energia e assim por diante. E, claro, acrescente suas receitas: salário, algum ganho em investimentos e algum outro dinheiro que você tenha tido no mês.

Com o planejamento financeiro elaborado, você terá um guia de como saber como lidar diante de qualquer despesa a mais, o que pode ser cortado e assim por diante.  

Prioridades podem te ajudar a chegar mais longe

Ter prioridades pode fazer diferença no futuro das suas finanças. Por exemplo, você tem serviço de TV a cabo, mas quase não fica em casa e nem assiste à televisão. Vale a pena realmente ter esse custo?

Em compensação, você está fazendo pós-graduação e seu notebook precisa ser trocado urgentemente. Que tal trocar a despesa da TV e investir em algo que vai te ajudar profissionalmente?

Diferença entre valor e preço

Muita gente acredita que pagar mais barato sempre é um bom negócio, mas tudo vai depender do que você vai adquirir. 

Vamos a um exemplo bem simples: você precisa trocar de colchão porque sua coluna não é mais a mesma e seu colchão está velho. Surge uma promoção com descontos imperdíveis em colchão: você escolherá pelo preço ou pelo valor agregado a esse item tão importante para nossa saúde e bem-estar?

Entender que nem sempre pagar mais barato é fazer um bom negócio. O importante é o valor agregado naquilo que você for consumir. Além de ajudar na sua saúde, esse item vai durar mais tempo e você não precisará comprar outro colchão tão cedo. Entendeu a diferença?

O tempo pode ser seu aliado

Quem realmente se preocupa com suas finanças pessoais deve pensar no futuro. O principal motivo é que a partir do momento que você adquire uma conta investimento fica muito mais fácil realizar um projeto valioso. 

Por isso é que o presente é tão importante para realização de projetos que no futuro envolvem uma boa quantidade de dinheiro. Com planejamento e organização, você será capaz de realizar qualquer sonho.

Use as ferramentas a seu favor

Existem várias ferramentas, mas vamos ao temido cartão de crédito, ele pode ser um grande parceiro. Com seu planejamento financeiro pessoal em mãos, as vantagens são imensas ao usá-lo. 

Aliás, você consegue administrar seus gastos através dos demonstrativos online, muitas vezes antecipando alguma compra de item que está na promoção, por exemplo.

O cartão de crédito pode ser usado para parcelar compras sem juros, além de ter programas de recompensa e milhas que você pode ganhar, fazendo suas compras de maneira consciente e ainda ganhando uma passagem aérea. 

Dessa forma, as milhas do cartão de crédito são um aliado para você que deseja realizar o sonho de conhecer o mundo, ou viajar por todo o Brasil, conhecendo cada região. 

Aprendizado constante

Devemos frisar que apesar de ajudarmos você a entender mais sobre os cinco conceitos de educação financeira, assim como tudo na vida, é importante estar sempre buscando informação. 

Permanecer atualizado para que esses ensinamentos não caiam em um limbo. Estar vigilante é o lema de quem se preocupa com seu planejamento financeiro.

Organização e proatividade

Organização e proatividade são importantes para você começar a adotar os cinco conceitos de educação financeira na sua vida. Você concorda com essa afirmação? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Para mais informações, conheça o Juros baixos: https://jurosbaixos.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *