As crianças de cinco anos estão em uma fase de transição entre a educação infantil e o ensino fundamental, e durante essa preparação são estimuladas a desenvolver maior autonomia, como: realizar sua rotina de higiene sozinhas (com supervisão), escolher suas próprias roupas e realizar pequenas tarefas domésticas, como arrumar sua mochila e preparar seu lanche.
Nessa idade, também se inicia o processo de pré-alfabetização, que envolve o reconhecimento das letras e a leitura de pequenas palavras, como “oi”, “ai”, “ei”, entre outras.
As noções quantitativas também se tornam mais realistas, como, por exemplo, entender que R$10 reais é o mesmo que 10 moedas de R$1,00.
Contudo, há um crescimento significativo no uso da linguagem e no aprimoramento da coordenação motora fina, o que favorece a escrita. Em suma, um simples rabisco em uma folha pode ser transformado em um cachorro, assim como um lápis pode se tornar uma varinha mágica.
Nessa etapa, as crianças se interessam mais por histórias, através das quais aumentam seu vocabulário e expandem sua visão de mundo.
As correções envolveram a inclusão de artigos e pronomes que faltavam, além de algumas adequações na estrutura das frases. Contudo, foram realizados ajustes na pontuação e na escolha de palavras, visando uma linguagem mais clara e fluente
Na educação financeira infantil, buscamos desenvolver hábitos e comportamentos financeiros saudáveis, bem como incentivar a compreensão e gestão de emoções relacionadas ao dinheiro.
Com isso, exploramos formas de identificar e nomear esses sentimentos, visando capacitar as crianças para uma vida financeira responsável e equilibrada.
No âmbito social ela começa a se relacionar mais efetivamente com outras pessoas, viabilizando a socialização com colegas de escola e familiares.
Algumas dicas para lidar com essa fase
- Quando a criança iniciar uma conversa, dê atenção e preste atenção ao que está sendo falado.
- Surpreenda, estimule e elogie todas as tentativas de escrita, leitura, fala e ação.
- Durante as conversas, faça uma pausa após falar para que a criança tenha a oportunidade de continuar o diálogo.
- É importante construir o vocabulário da criança por leituras e conversas sobre diferentes assuntos.
- Também é recomendável falar e brincar com noções espaciais, como “primeiro”, “meio” e “último”, “direita” e “esquerda”, e opostos, como “em cima” e “embaixo”.
- Por fim, é fundamental auxiliar a criança a seguir instruções com duas ou três etapas.
A educação financeira nas escolas auxilia no desenvolvimento social, emocional, motor, cognitivo, espacial e quantitativo dos alunos, estreitando o relacionamento entre crianças, responsáveis, família e escola, o que é fundamental para que o conhecimento seja construído de forma significativa.
A metodologia FORME é adaptada a cada faixa etária e o seu material é criado de forma acessível, permitindo que todos os alunos possam ter acesso à educação financeira e se tornem jovens e adultos financeiramente estáveis e realizados.
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