Você sabia que o consumismo infantil existe?

Muitas famílias não conseguem identificar, mas infelizmente o consumismo infantil existe sim. Uma pesquisa realizada pelo Journal of Consuming Research informa que crianças que receberam presentes como forma de recompensa se tornaram adultos que são mais vinculados a bens materiais, essa pesquisa foi realizada com cerca de 700 pessoas, onde foram questionadas sobre sua vida atual e sobre a maneira como foram criados.

 

Após essa pesquisa surgiram alguns livros de autoras psicólogas que informam dicas e opiniões sobre como desestimular o consumismo infantil, consequentemente evitando que o seu filho se torne um adulto materialista.

 

Com base nisso, separamos as principais dicas de como evitar o consumismo na infância. Confira abaixo:

 

  • Mostre que é possível se divertir gastando pouco

Realizar brincadeiras com o seu filho sem gastar muito é uma ótima forma de mostrar para ele que a diversão e o dinheiro não estão necessariamente relacionados. Alguns atos simples e básicos juntos podem exemplificar isso, como: dançarem juntos, pintarem quadros, jogos de tabuleiros e de cartas ou apenas um passeio no parque.

 

São diversas possibilidades para demonstrar ao seu filho que, além de não precisar basear divertimento somente em dinheiro, contato e conexões humanas também são muito importantes.

 

  • Pratique o habito da gratidão

A comunicação entre pais e filhos é algo muito importante, além de aproxima-los mostra que você se importa com o que seu filho tem a dizer, pratique o hábito de questionar o seu filho sobre as coisas pelas quais ele é grato.

 

O materialismo muitas vezes é utilizado como uma forma de preenchimento para o sentimento de infelicidade com coisas externas, incentive o seu filho a ter sempre um bom pensamento positivo sobre as coisas e também a focar nas coisas boas, isso também irá influencia-lo a ser menos materialista.

 

  • Converse sobre valores familiares

Sabemos que na rotina de uma família existe muitas demandas, além das responsabilidades do trabalho. Mas é muito importante separar um tempo para reuniões familiares, para manterem uma boa comunicação e saberem o que está acontecendo com o outro.

 

Façam essas reuniões sempre que possível e discuta sobre valores pessoais que são importantes para cada um, após isso realizem um debate sobre os temas abordados e pense em uma maneira de aplica-los no dia a dia de cada. Um exemplo: se bondade e generosidade estiver nessa lista, dê dicas de ações generosas em que o membro familiar pode inserir na sua rotina.

 

  • Recompense o seu filho com momentos de lazer juntos

Uma ótima maneira de demonstrar ao seu filho que gratidão e divertimento não estão relacionados é realizarem passeios e programações em família, separe uma situação específica onde notou um esforço de seu filho.

 

Como quando o seu filho se comporta especialmente bem ou conseguiu tirar uma nota em que não estava tão bem através de sua dedicação, ao invés de recompensa-lo com algum brinquedo ou dinheiro, faça algum programa divertido, como: um passeio no parque, uma visita ao museu, um piquenique, entre outras opções onde você pode usar sua criatividade, o intuito é mostrar para ele que experiências são mais valiosas do que objetos materiais.

 

Acompanhe o conteúdo do nosso blog e fique atento a hábitos que fortaleçam os laços familiares e dicas sobre educação financeira na infância.