Sabemos que pais se preocupam em garantir uma educação de qualidade para seus filhos e muitas vezes são bem rigorosos para escolher a escola ideal. Por isso, é essencial que as instituições de ensino estejam sempre buscando propostas para melhorias e aperfeiçoamento da qualidade de ensino da sua escola.
Preparamos para este artigo ideias e desafios para ajudar com a melhoria da qualidade da sua escola. Aprecie a leitura.
Você sabe como é medido a qualidade de ensino?
No Brasil, a eficiência e qualidade de ensino da sua escola é analisado através de índices e formas subjetivas. Quais são eles?
- IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica = verifica a qualidade das escolas públicas e particulares
- SAEB – Sistema de Avaliação do Ensino Básico (uma ferramenta do IDEB) = optativo para escolas particulares
- ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio = onde os alunos são avaliados já no fim da sua carreira escolar.
Existem também as avaliações subjetivas sobre a qualidade da sua escola, que são:
- A cautela da escola com sua infraestrutura
- A quantidade de alunos que entraram na escola comparado ao número de alunos que saíram
- A reputação da escola na região, referente a opiniões de pais e alunos.
Para que uma instituição de ensino obtenha bons resultados nesses aspectos, um dos principais pontos em que a escola precisa investir é na sua qualidade de ensino e aprendizagem.
Mas o que pode ser melhorado?
Essa pergunta acaba se tornando um pouco relativa, afinal varia muito de escola para escola os seus pontos positivos e negativos. Contudo, existem sim pontos em comum que podem ser melhorados e separamos algumas sugestões para vocês:
1 – Formação docente
Educadores formados e qualificados é um dos pontos cruciais para que sua escola tenha uma boa qualidade. Sugerir a eles que façam alguma formação continuada, para estarem atualizados com as novas tecnologias em sala.
2 – Reforço escolar
O reforço escolar torna-se necessário devido a frequência dos alunos, como existe a oscilação de presença em sala de aula acabam perdendo alguns conteúdos e assim interferindo no seu desenvolvimento, ter um espaço para dúvidas e monitoriais é extremamente necessário.
3 – Segurança emocional
Sabemos que infelizmente o bullying nas escolas existe e qual o papel em relação a isso? Criar programas que combatam a violência, para assim tornar a escola um ambiente seguro para os pequenos.
4 – Quantidade de alunos em sala
Uma sala com muitos alunos dificulta o trabalho do educador, aumenta a indisciplina e diminui a satisfação dos pais. É necessário atentar-se a quantidade de alunos que você coloca em apenas uma sala.
Esses foram pontos em comum que escolas podem verificar sobre sua possível melhoria, pois como dito acima, varia muito de escola para escola os pontos que estão sendo positivos e negativos.
Uma boa dica para todas as escolas é utilizar metodologias ativas, elas podem revolucionar sua escola pois são ferramentas vigorosas para engajar os alunos.
Além de colocar o estudante como principal participante do processo de aprendizagem, ensinando-o a buscar conhecimento por si próprio e a ter autonomia.
Quais metodologias?
- Aprendizagem baseada em problemas
- Sala de aula invertida
- Team based learning: uma estratégia colaborativa de aprendizado e ensino que permite aos alunos que sigam um processo já estruturado para aumentar o envolvimento deste aluno com a qualidade do aprendizado
Esses foram apenas alguns dos principais exemplos de metodologias ativas que envolvem e incentivam os alunos a participarem da aula e fortalecendo seu aprendizado.
Confira mais dicas no nosso blog para aperfeiçoar e melhorar sua gestão escolar para que sua escola se torne um destaque na sua região.