Como lidar com turmas agitadas

3 dicas para lidar com turmas agitadas

Na realidade e dinâmica de sala de aula, os educadores enfrentam muitas complexidades. Manter o controle com turmas agitadas é uma delas.

Desde os alunos pequenos, onde são mais hiperativos e imaginativos, até os maiores, que se distraem facilmente com dispositivos móveis e conversas com os colegas. Conduzir uma classe engajada não é uma tarefa fácil.

Quando os professores ainda não têm muita experiência, encontram certa dificuldade em lidar com esses comportamentos.

Confira 3 dicas práticas e eficazes que irão ajuda-los a lidar com turmas agitadas.

1 – Espere alguns minutos

Ao notar que os alunos estão agitados, vale a pena esperar alguns minutos para que eles se acalmem.

Existem maneiras de lidar com turmas agitadas, diante disso é necessário observar se os alunos irão respeitar essa “pausa”, para depois retomar as atividades.

Uma dica eficaz para manter a calma é: apagar as luzes, tocar músicas calmas e ensinar os alunos a prestarem atenção na respiração. Isso vale tanto para os alunos, quanto para os professores.

Realizar uma conversa informal também traz benefícios, pois nesse momento os professores e alunos aliviam a tensão e podem trocar experiências valiosas, fortalecendo a relação entre eles e melhorando a dinâmica do aprendizado.

Após esse momento de descontração, é necessário que o professor saiba retomar a sua aula. Contudo, essa pausa de relaxamento é muito importante para que a aula não se torne maçante e cansativa.

2 – Defina combinados previamente

Já nos primeiros dias de aula, é importante conversar com os alunos sobre comportamentos. Os que serão aceitos e o que não serão.

Pensando nos alunos pequenos, desenvolva uma forma lúdica para estabelecer regras, realizando brincadeiras para tornar o assunto mais leve para eles. Isso torna o processo mais envolvente e atrativo para a classe, além de estimular o comprometimento com as normas estabelecidas.

Estimule o bom comportamento

Incentivar o bom comportamento é uma técnica que pode trazer resultados significativos.

Proponha premiar com estrelinhas as crianças que seguirem com os combinados, isso ajudará com o comprometimento e engajamento dos mesmos.

Coloque as regras visíveis

Deixe os combinados escritos em letras grandes e chamativas, colocando-o em um local visível para os alunos, durante o ano letivo.

Sempre lembre os pequenos sobre as regras e combinados, se preferir, pode combinar cada regra com uma figura.

Para os alunos maiores, utilize uma abordagem diferente, pois eles já têm capacidade de controlar melhor seus comportamentos.

3 – Mantenha a calma

A maioria dos alunos repara no estado de espírito do professor e, para além disso, são influenciados por ele. Se você estiver nervoso ou ansioso, acabará causando a mesma sensação na turma.

Desta forma, fique calmo, fale em voz baixa e haja sempre com naturalidade. Evite se estressar ou gritar, isso não resolverá os problemas. O melhor caminho é o respeito e harmonia.

Busque sempre conversar e ouvir os alunos. É importante estimular a reflexão para entender os motivos para a agitação dos alunos, buscando entender junto a eles os interesses, sentimentos e necessidades dos mesmos.

De uma maneira geral, as pessoas gostam de serem compreendidas.

O professor também pode explicar suas razões para pedir silêncio e concentração, explicando o porquê daquele momento de foco é importante para a aprendizagem.

Existe uma metodologia chamada Comunicação Não Violenta, criada por Marshall Rosenberg, onde ele propõe resolver conflitos de maneira respeitosa e com compaixão, entendendo as necessidades do outro.

Ela ocorre em 4 etapas: observar o que está incomodando, identificar o sentimento que se passa na situação, entender as necessidades desse sentimento, realizar um pedido concreto, que pode ser acatado ou não.

O tempo realizado nesse processo vale a pena, pois melhora o relacionamento com os alunos e torna a aula mais produtiva.

Nesse sentido, os artigos abaixo podem ajudar

– Como ser ouvida na coordenação pelos professores

– Ensino socioemocional: como lidar com as próprias emoções?

– A importância do autoconhecimento para os alunos

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