Como evitar o desperdício com a Educação Financeira

Como evitar o desperdício através da Educação Financeira?

Consegue identificar se existe algum desperdício na sua vida? Saiba como identifica-lo para evita-lo, dessa forma, poupando seus recursos e do planeta.

Certamente você já desperdiçou alguma coisa, isso é praticamente inevitável em nossas vidas. Contudo, é importante aprender com os erros e agir para evitar o desperdício, independente em qual área você esteja fazendo isso. Atentar-se é uma boa ação para evitar o desperdício, seja para o planeta ou para a sua vida.

Você sabe o que é desperdício?

Pelo dicionário, você encontrará duas definições para o desperdício:  “ação ou efeito de desperdiçar, de não aproveitar da maneira como deveria” ou “despesa exagerada; gasto excessivo; esbanjamento”. Contudo, existe também um terceiro significado: ”tudo aquilo que não se consegue aproveitar; sobras”.

Em suma, desperdício é o gasto de maneira incorreta, excessiva ou desnecessária. Realizar esse tipo de ação pode trazer muitos prejuízos e, principalmente, financeiros e ambientais.

Por isso, é primordial aprender a identificar desperdícios em nossa rotina, para conseguirmos evita-los. É importante reforçar que, esse tipo de atitude também impacta diretamente sua vida financeira.

Como aprender na escola a reduzir o desperdício?

Evitar e diminuir o desperdício é um dos tópicos ensinados a lidar com o dinheiro, dentro do material pedagógico da FORME – Educação Financeira.

Os alunos conhecem e aprendem sobre diversas situações no cotidiano, sendo muitas delas relacionadas à desperdícios e recursos, entendendo como poupar e evitar pode causar um impacto positivo financeiramente e no meio-ambiente.

As atividades da FORME apresentam benefícios em fazer orçamentos, dessa forma, ajudando a controlar e evitar gastos. O material didático abrange os três ciclos de ensino, refletindo sobre a origem do dinheiro, consumo e consumismo, além de economia, investimentos e muito mais.

Em suma, para que a aprendizagem seja mais eficiente, nossas atividades trazem proposições para evitar e reduzir o consumo e o desperdício.

Dessa maneira, a Educação Financeira auxilia para que os alunos e educadores, aprendam maneiras simples e eficazes de mudar hábitos e evitar o desperdício, fazendo o uso correto dos recursos que possuem.

Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar

– Saiba o poder de poupar

– 5 passos básicos para uma boa educação financeira

– Qual o impacto da Educação Financeira na sociedade?

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.