Já estamos acostumados com a grade curricular do ensino brasileiro: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, entre outras áreas. Contudo, há uma série de assuntos que as escolas devem abordar e que fogem destas tradicionais disciplinas.
Felizmente, cada vez mais educadores e pais sabem da importância de abordar temáticas que sejam pertinentes à vida do aluno. Afinal, num momento de transformação que vivemos, é preciso adaptar o ensino para a chegada das novas gerações.
E, pensando nisso, trazemos esse artigo que aborda os 5 assuntos que as escolas devem abordar. Acompanhe.
1. Novas tecnologias
É quase que unânime nos mais variados setores: ensinar as crianças a utilizarem as novas tecnologias tornou-se mais que necessário, posicionando-se como primordial. Afinal, as atuais gerações já nascem com o que há de mais inovador.
Colocar esses recursos no ensino das escolas, infelizmente, é uma realidade que vem ‘engatinhando’, principalmente na rede pública. Contudo, ensinar e abordar esse tema vai de encontro com outro assunto pertinente, que falaremos abaixo.
2. Acesso à informação
Com o advento das novas tecnologias, temos que nos preocupar com um mal da internet: as fakes news. Por isso, desde cedo, a escola necessita urgentemente trazer como acessar a informação de qualidade, sem cair nos boatos que rondam, principalmente, as redes sociais.
Aqui, precisamos envolver o trabalho de comunicação, além de mostrar a importância de profissionais da área, como jornalistas – desde que, claro, estejam vinculados a meios de comunicação isentos, que agreguem informação aos pequenos.
3. Educação financeira
Esse é talvez o tema mais latente e urgente. É papel da escola fazer com que crianças e adolescentes aprendam a importância das finanças.
Afinal, estamos falando de um processo que ajudará, futuramente, o país a diminuir um triste dado: segundo a Serasa, são quase 62 milhões de brasileiros inadimplentes. Algo que, é claro, pode ser mudado com a educação financeira nas escolas.
4. Direito
Sim, isso mesmo: o mesmo Direito que é ensinado nas universidades. Mas, calma: estamos falando da área adaptada às crianças, que entendem o que são direitos e deveres e, ano após ano, aprendem como funciona o Judiciário do nosso país.
Isso ajuda, por exemplo, a diminuir a incidência de problemas que deixam nossa justiça emperrada, ainda mais burocrática. Sem contar que o estudo do Direito, de forma lúdica e pedagógica, contribui para entendermos processos históricos e linguísticos (algo que já é aplicado em outros países).
5. Administração
Em sintonia com os dois últimos tópicos, a administração ajuda em uma série de coisas: disciplina, ética, organização, raciocínio lógico, capacidade de gestão de tempo, entre outros.
Claro que quando falamos de administração, estamos citando um conteúdo transversal que, por si só, é inerte. Mas, se bem aplicado dentro de outras situações, pode ser o mecanismo para melhorar os índices da educação, como o Ideb, que mede Matemática e Língua Portuguesa de nossas crianças e jovens.
Conhecendo os 5 assuntos que as escolas devem abordar, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou preencha nosso formulário para saber como podemos te ajudar.