Campanha de Matriculas - Diário Escola

7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola

Ano que vem é considerado o primeiro ano letivo pós-pandemia. Pois, a vacinação garantiu a volta à (quase) normalidade em 2022. Nesse sentido, sua escola já planejou e operacionalizou a campanha de matrículas para 2023?

Desde preparar o ambiente escolar para novos alunos, até pensar em estratégias para reter os atuais estudantes, muitos são os aspectos determinantes para o sucesso da campanha de matrículas de sua escola.

O somatório de todos os esforços e recursos destinados a tornar sua instituição de ensino a preferida em sua região é o que, de fato, faz a diferença e constrói melhores resultados e performance na hora de reter e captar novos alunos.

 

Planejar é o primeiro passo para o sucesso da campanha de matrículas

Planejar é necessário! Nem dispensarei muito tempo sobre essa questão. Afinal, é básica e incorporada ao dia a dia da moderna gestão escolar.

Em resumo, é preciso pensar e antecipar QUAIS serão, COMO operacionalizar e QUANDO realizar todos os processos necessários para o sucesso da campanha de matrículas de sua escola. 

Certamente, ao cumprir essa primeira etapa de forma assertiva e adequada, a execução será otimizada e os resultados maximizados. Outro aspecto relevante é que, quando o planejamento é bem-feito, fica muito mais fácil ajustar e realinhar ações e etapas previstas para a campanha de matrículas.

Essa, inclusive, pode ser considerada uma dica extra. Sobretudo, porque antecipar os processos de matrículas permite conhecer expectativas, anseios e receios de pais e responsáveis com antecedência. 

Como resultado, possibilita dedicar mais tempo e atenção ao que realmente importa para fazer crescer a sua escola: modernizar os processos de gestão escolar.

Vamos às dicas!

 

#1 Analisar e avaliar o ano anterior

Planejar o ano letivo seguinte de forma mais bem acertada só é possível quando existe a correta análise do ano anterior. Dentre outros aspectos, a lógica é a da melhoria contínua (fazer mais e melhor, sempre).

O que, de fato, pressupõe ter disponíveis dados e informações sobre o negócio educacional com extrema fidelidade. São eles, dados e informações corretos e sempre atualizados, que tornam mais eficiente e efetiva a gestão escolar.

Por isso, investir em tecnologia com múltiplas soluções de gestão facilita e organiza as rotinas da instituição de ensino. Sem dúvida, ao agilizar a geração de relatórios, proporcionarão à gestão escolar os insights que levarão às melhores decisões

O que, inegavelmente, tem reflexos positivos no planejamento e na operacionalização da campanha de matrículas de sua escola.

Desde precificar e informar adequadamente o valor dos serviços educacionais, até calcular, com exatidão, taxas de evasão, de inadimplência e a quantidade ideal de alunos por turma, por exemplo.

 

#2 Comunicação para facilitar e agilizar o envio de documentos

Outra superdica para o sucesso da campanha de matrículas de sua escola é criar estratégias e fornecer meios e canais para facilitar e agilizar a burocracia necessária para manter e atrair novos alunos. Por isso, a comunicação entre escola e famílias é essencial.

Planejar e operacionalizar formas e estratégias para tornar mais simples e fácil o preenchimento de formulário padrão para informar dados cadastrais e pessoais e o envio de documentos de forma digital e on-line, por exemplo, são demandas da gestão escolar.

Então, quando a escola disponibiliza aos pais e responsáveis tecnologia com soluções que facilitam e agilizam esses processos, passa a ter um diferencial e uma vantagem competitiva diante da concorrência.

 

#3 Bem informar é indispensável à campanha de matrículas

Disponibilizar e fazer chegar informações corretas aos alunos e às famílias é fundamental para que a escola obtenha bons resultados na sua campanha de matrículas.

Por isso, manter e captar novos alunos depende da qualidade e da efetividade dos processos e das soluções de gestão da comunicação escolar.

O que, de fato, pressupõe atuar em duas frentes: capacitar e preparar toda a equipe de profissionais da escola e investir em soluções eficientes e seguras de gestão da comunicação escolar.

Afinal, a efetividade na comunicação escolar é um processo que começa dentro da escola. Com destaque aos profissionais da educação que interagem, direta ou indiretamente, com os estudantes e com as famílias.

Por isso, a gestão escolar profissional deve tornar a informação menos restrita a quem pergunta e mais acessível a quem responde. Sem dúvida, essa é uma maneira eficiente manter e captar novos alunos.

 

#4 Estabelecer cronograma e prazos

O segundo semestre é o momento para alinhar os processos de gestão escolar e focar no próximo ano letivo. É hora de reorganizar 2022 e preparar 2023

Quanto mais organizada e sistematizada for a campanha de matrículas de sua escola, mais fácil será reter e captar novos alunos. Nesse sentido, e superdica é agendar e informar datas separadas para os processos de matrículas e de rematrículas.

Outra superdica é focar em manter os atuais estudantes. Estabeleça a proximidade e o diálogo constante com as famílias para mitigar o aumento dos índices de migração escolar.

 

#5 Demonstrar o valor de sua escola

Explicar e justificar o valor cobrado pelos serviços educacionais, certamente, já foi considerado apenas um simpático exercício de gestão para manter e captar novos alunos.

No entanto, no cenário e contexto pós-pandemia, tornou-se uma estratégia importante fazer com que alunos e famílias percebam e reconheçam a qualidade educacional e o valor de sua escola.

Afinal, para as famílias, a mensalidade escolar é um dos fatores decisivos para a escolha de um colégio. Por isso, se a quantia informada for bem explicada, melhor será para a campanha de matrículas.

Indique e informe, com clareza, quais diferenciais oferecidos pela escola justificam o valor cobrado. Na hora de decidir pela rematrícula ou pela matrícula, com toda a certeza, essa é uma informação que faz diferença.

 

#6 Facilitar o pagamento de taxas na campanha de matrículas

Para incentivar a permanência e a escolha por sua escola, outra superdica é parcelar e facilitar o pagamento das taxas de matrículas e rematrículas.

Novamente, o cenário pós-pandemia ainda causa impactos financeiros sensíveis às famílias. Assim, oferecer descontos, variar as condições de pagamento pode ser o incentivo que falta para manter ou captar novos alunos.

Sem dúvida, flexibilizar e facilitar a forma de pagamento é uma boa estratégia na hora da campanha de matrículas de sua escola. Então, oportunize que pais ou responsáveis escolham o número de parcelas e a forma como desejam e podem pagar: boleto, cartão de crédito, cheque etc.

 

#7 Aproveitar os canais digitais na campanha de matrículas

Uma imagem vale por mil palavras! É verdade, aproveite os canais digitais da escola e a agenda escolar digital para compartilhar um tour virtual como forma de incrementar a campanha de matrículas.

Além de reforçar o valor e os diferenciais de sua escola, é uma das formas para atrair novos alunos. Mostre sua escola! Compartilhe fotos de atividades, de projetos realizados, além de toda a infraestrutura física nos canais digitais da sua escola.

Além disso, ilustrar a campanha de matrículas uma boa estratégia, pois o uso de imagens é muito útil e eficiente para marcar a presença digital da escola.

A presença nos canais e redes sociais é importante para divulgar as instituições de ensino, tornando-as presentes e percebidas por seu público-alvo, os pais. Principalmente, para atrair novos alunos.

De fato, a maioria das instituições de ensino já são ativas e atuantes nas redes sociais. Contudo, se sua escola ainda não é, precisa pensar e desenvolver estratégias de marketing digital com urgência. O que antes era um diferencial, agora, é uma necessidade.

 

O super aplicativo parceiro das escolas particulares na campanha de matrículas

A tecnologia que agiliza e facilita a campanha de matrículas de sua escola é a funcionalidade 100% digital do superApp Diário Escola. Com o módulo de matrículas e rematrículas on-line, a gestão escolar tem melhores condições de planejar e garantir o crescimento da escola.

Diário Escola cumpre o que promete! Seguro, ágil e completo, o melhor super aplicativo de educação coloca a gestão escolar no controle total da campanha de matrículas 2023.

Certamente, um diferencial para garantir o processo de retenção e atração de alunos e o sucesso da campanha de matrículas.

 

Como fazer rematrículas e matrículas sem aglomeração?

A novidade que facilitará todo o processo de rematrículas e matrículas é a funcionalidade 100% on-line oferecida pelo superApp Diário Escola.

Com a troca de documentos via super aplicativo, o processo se torna mais rápido e totalmente seguro. Pois, dispensa a necessidade de reunir pessoas em um ambiente fechado, presencialmente.

A segurança continua com as assinaturas eletrônicas. Essa inovação e tecnologia proporcionam às escolas e aos pais fazer a migração completa do processo físico para o digital sem perdas.

O superApp Diário Escola oferece, on-line, a forma mais segura e ágil para o processo de rematrículas e matrículas em sua escola. Rápido, fácil e completo!

Com essa funcionalidade, sua escola estará novamente na vanguarda dos processos on-line. Pois, além de evitar aglomerações e perda de tempo desnecessárias, cobra a taxa de rematrícula diretamente por meio do super aplicativo. Assim, a gestão escolar tem facilitado e agilizado o controle do número de rematrículas e matrículas efetivadas, nos relatórios financeiros.

Raquel Tiburski

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