O ensino socioemocional auxilia os alunos a compreenderem efetivamente as habilidades que os beneficiarão para toda vida.
Uma situação corriqueira em sala de aula é que o aluno ouça a explicação do educador, mas esqueça tudo o que ouviu depois de alguns minutos. E isso acontece, pois, a informação é divergente do aprendizado.
Isso também pode ocorrer quando o aluno inicia a alfabetização socioemocional.
O professor e psiquiatra, Celso Lopes, diz: “O processo de aprendizagem parte de uma construção neural. É preciso tempo para estruturar isso”. Isso significa que o aluno pode ter acesso aos ensinamentos socioemocional, mas não necessariamente saiba aplica-lo na vida prática.
Deste modo, não basta apenas ditar um conjunto de regras para os alunos, é necessário predispor um terreno fértil para que eles consigam realmente compreender.
Com esse intuito, é fundamental que o ensino de habilidades socioemocionais seja estruturado e baseado em evidências científicas.
O método de ensino das emoções
É necessário partir com o que há de mais atual dentro da ciência cognitiva, ensinando os alunos a reformularem pensamentos que estruturam certas emoções.
Desta forma, é preciso criar estratégias didáticas para que pequenos e adolescentes compreendam de fato e consigam utilizar esses domínios socioemocionais ao longo da vida.
Como exemplo, podemos citar a forma que os alunos lidam com algumas situações. Em um dia de prova, o aluno conseguiu responder duas de cinco questões e com isso, ele pensa: “eu não sei nada sobre esse conteúdo”.
Esse pensamento pode refletir em como ele irá tratar esse tema a longo prazo e talvez em outras áreas da vida também. Quando o aluno acha que é incapaz de conseguir finalizar exercícios, pode gerar sentimentos negativos, como pânico, raiva e tristeza.
É necessário fornecer ferramentas para que o aluno consiga questionar seus pensamentos que trazem essas emoções, buscando uma visão mais realista.
Neste caso, o aluno resolveu duas de cinco questões, então ele tem conhecimento sobre esse conteúdo. É primordial que ele consiga reformular o seu pensamento referente a isso, para não entrar em um declínio negativo.
O autoconhecimento para os alunos e o desenvolvimento socioemocional serão grandes aliados para enfrentar os desafios da vida.
Artigos que irão te ajudar
– A importância do autoconhecimento para os alunos
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.