Sabemos que a tecnologia e a educação vêm criando uma parceria para engajar os alunos cada vez mais com os estudos, atrelando a educação com métodos tecnológicos, visto que a maioria dos alunos nasceram na geração da internet.
Diante disso, sabemos que existem muitos receios em utilizar a gamificação na educação. Em suma, é importante enfatizar que o objetivo é fazer os alunos a pensarem e agirem como em um jogo, como fazemos no nosso aplicativo FORME Play.
Isso faz com que a inserção dos elementos e mecanismos do universo do jogo, sejam vistos como desafios no contexto pedagógico. O resultado é uma aprendizagem engajada e atrativa.
Continue a leitura e saiba como utilizar a gamificação na educação.
Ensinando através da gamificação
Hoje, existem muitas plataformas gamificadas para o universo educacional. É importante que essas ferramentas estejam conectadas à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que indica práticas pedagógicas voltadas a interação e brincadeiras.
Como utilizar em sala de aula
O primeiro passo é baixar o FORME Play ou outro aplicativo gamificado de ensino, após obter o jogo desejado, é importante que:
1 – Crie um ranking
A concepção é desenvolver uma competitividade saudável e interativa entre os alunos, definindo um prazo de entrega das atividades do jogo. Crie uma premiação ao final de cada etapa, motivando os alunos e incentivando a aprender sobre educação financeira.
2 – Utilize feedbacks
É importante que o aluno entenda que errar faz parte do processo. Contudo, é importante proporcionar feedbacks instantâneos. Instrua-os a acompanhar sua própria evolução, para enxergar onde ele deve chegar.
3 – Trabalhe a função cognitiva dos alunos
Os jogos potencializam as funções, como: memória, percepção, criatividade, atenção, responsabilidade, autonomia, ética e socialização. Por isso, é importante investir em atividades que estimulam esses aspectos.
Lembrando que, em nosso aplicativo FORME Play, você encontrará atividades para todos os 3 ciclos da educação, alinhadas à BNCC e as funções cognitivas. Por isso, os alunos ficarão mais engajados com a educação.
Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar
– A importância do autoconhecimento para os alunos
– Como trabalhar o meio ambiente na escola?
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.