Controle de gastos na educação infantil

A importância de ensinar o Controle de Gastos desde o Ensino Infantil

A educação financeira é importante em qualquer fase da vida, contudo a falta dela se refletirá principalmente na vida adulta.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 70% das famílias brasileiras encerraram o primeiro semestre de 2021 com dívidas.

Este número é alto e corresponde ao maior nível de endividamento dos últimos 11 anos. O principal causador? O cartão de crédito!

Diante deste cenário, podemos nos questionar: qual seria o impacto no endividamento se o controle de gastos fosse ensinado para as pessoas desde a infância?

Qual a importância de ensinar o controle de gastos para as crianças?

Em suma, ensinar o controle de gastos para as crianças é muito importante e tal medida pode promover uma redução no índice de endividamento na vida adulta.

Segundo dados do Serasa, até os 12 anos de idade, 80% dos brasileiros não tiveram acesso às finanças e apenas 42% receberam educação financeira de seus pais.

Outra pesquisa realizada pela Fundação de Educação do Investidor indica que os jovens que receberam educação financeira desde a infância têm menos probabilidade de se endividarem.

Em suma, os dados são claros e nos mostram que saber controlar os gastos desde cedo proporcionará uma vida adulta mais tranquila, economicamente mais estável e menos envidada.

A educação financeira e o controle de gastos podem ser ensinados para as crianças desde a mais tenra idade e isso se dará, em primeiro lugar, a partir do exemplo daqueles com quem convivem, principalmente seus pais.

Contudo, seja em casa ou na escola, podemos estimular nossas crianças a pensarem no dinheiro como algo natural e que não diz respeito exclusivamente ao universo dos adultos.

Muitas vezes, ao pedir algo para os pais, as crianças recebem simplesmente um “não” como resposta. No entanto, este pode ser o momento propício para ensiná-las que cada coisa que elas desejam comprar possui um valor monetário e que não é tão simples consegui-lo.

Dessa forma, elas compreenderão que para ter aquele brinquedo que tanto querem não basta ir à loja e pegá-lo, mas será necessária uma determinada quantidade de dinheiro e este será conseguido através do trabalho, de um investimento ou da economia/poupança.

Benefícios de ensinar o controle de gastos para as crianças

Como vimos, a educação financeira ensinada desde cedo trará inúmeros benefícios para a criança, seja na sua infância e principalmente na vida adulta.

Dentre estes benefícios, podemos destacar:

– A criança saberá desde cedo o valor do dinheiro e a importância de não desperdiçá-lo;
– Aprenderá a planejar-se financeiramente para realizar seus sonhos;
– Saberá lidar com o dinheiro de maneira sustentável;
– Entenderá a importância de poupar;
– Poderá se sentir mais confortável para investir no futuro;
– Aprenderá os riscos do endividamento.

Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar

– O que é a função social da escola?

– Plano de aula para Educação Infantil

– O impacto da Educação Financeira na vida dos Professores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *