As atividades recreativas demonstram que o aprendizado é possível se realizar em diferentes ambientes com maior flexibilidade de regras, de lugar, de mobilidade, de tempo e desenvolver as habilidades básicas.
Contudo, olhando por essa perspectiva as atividades recreativas auxilia na maior participação das crianças, ampliando os aspectos cognitivos, afetivos e a sociais, alguns outros benefícios são: promove a autonomia, desenvolve a linguagem e expressões, desperta curiosidades, melhora a disposição e estimula a imaginação.
Se engana quem acredita que essas atividades visam apenas o entretenimento, com um bom planejamento essas atividades podem se tornar experiências de aprendizado e rico campo a ser trabalhado.
Em suma, a qualidade do tempo gasto é importante, uma atividade recreativa não precisa levar 2, 3 horas para ser produtiva, qualidade é melhor do que quantidade.
Aposte em atividades com objetivos, que as crianças aprendem literalmente brincando, também é importante que trabalhe o construir da criança, ela como protagonista da brincadeira.
Sugestões para atividades recreativas
- Caixa sensorial: Deixe com que as crianças escolham os objetos que estará na caixa, toda decoração também fica na responsabilidade dos pequenos. É necessário que seja realizado um corte na caixa para que possam colocar uma das mãos para sentir os objetos. Com essa atividade pode explorar as sensações táteis.
- Morto vivo: Vamos exercitar o equilíbrio e atenção das crianças, a complexidade da brincadeira é quando os comandos ficam mais rápidos.
- Circuito de obstáculos: Desenvolver equilíbrio, atenção, coordenação motora e consciência corporal. Uma proposta é criar um caminho (reto ou sinuoso) com obstáculos, vassouras, cadeiras, cordas ou outros objetos que façam parte do ambiente em que está.
- Teatro: Estimular o lúdico, atenção e linguagem. Em uma roda de conversa as crianças escutam uma história e devem recontá-la da sua maneira, também podem criar histórias e encená-las aos seus amigos.
- Terra, ar e mar: Trabalha desenvolvimento cognitivo. Uma criança deve ser escolhida e as outras formar uma fila. A criança escolhida será o mestre da rodada, ela deve escolher entre terra, céu e mar, quando escolher deve falar em voz alta e as crianças que estão na fila devem falar (ou imitar) um animal que vive naquele habitat. Por exemplo, mar, a Joana imita um golfinho, o Kaique um polvo. Cada rodada um novo mestre deve ser escolhido.
As brincadeiras e atividades recreativas são um campo riquíssimo de aprendizado não tenha medo de explorar, mas, lembre que sempre deve haver um planejamento e objetivo para elas.
Link permanente
Link permanente