Autonomia dos alunos

Como desenvolver a autonomia dos alunos

Desenvolver a autonomia dos alunos é um objetivo dentro da educação e função social da escola. Para que se tornem cidadãos atuantes na sociedade, eles precisam aprender como agir a partir das suas experiências e conhecimentos. Diante disso, irão entender sobre suas decisões e ações e como podem afetar a si mesmo e aos outros.

É importante ressaltar que a BNCC – Base Nacional Comum Curricular tem dentro das suas competências gerais o conceito da definição de autonomia. Em suma de, eles também determinam que seja desenvolvido em diferentes graus, durante toda Educação Básica.

Como trabalhar a autonomia dos alunos?

A autonomia nos alunos é trabalhada em diferentes níveis, todos de acordo com cada etapa de aprendizagem em que está. Durante a Educação Infantil, os alunos se expressam de uma forma mais física e comportamental, estimulando o desenvolvimento psicomotor. Contudo, o pequeno consegue executar algumas atividades sozinho a longo prazo.

Durante o Ensino Fundamental, o desenvolvimento da autonomia surge em diversas formas, como: organizar seu material, realizar as tarefas de casa, escrever textos sozinhos. Dessa forma, o aluno atinge níveis mais avançados no Fundamental e Médio.

É importante ressaltar que, autonomia está relacionada a independência, trazendo junto a si a responsabilidade. Com isso, os alunos também precisam desenvolver o senso de responsabilidade junto a autonomia.

Como desenvolver a autonomia na Educação Básica?

Durante cada etapa da educação, existe um grau de autonomia esperado para que cada aluno desenvolva. Com início na educação infantil, onde a autonomia é relacionada à ações e comportamentos que o aluno consiga realizar sozinho.

É importante entender que o desenvolvimento da autonomia vem junto aos demais estudos e não se trata de uma matéria curricular. Contudo, trata-se de uma competência desenvolvida juntamente as fases da educação.

Para exemplificar melhor como esse desenvolvimento é realizado, separamos pelas etapas de ensino.

Educação Infantil

Durante os anos iniciais da educação básico, o ensino é voltado para o desenvolvimento psicomotor, onde o aluno começa a praticar atividades sozinha. Em suma de, existe também a intenção de que o aluno entenda a si mesmo e aos demais colegas, impactando positivamente o seu autoconhecimento.

Um ponto destacado pela BNCC é que, quando o aluno realiza atividades como: escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho, vestir-se e calças os sapatos, ele está apto para coordenar suas habilidades manuais.

Ensino Fundamental

Durante o ensino fundamental, as noções de autogestão começam a ser desenvolvidas em outros aspectos além do psicomotor. Contudo, o aluno será orientado a arrumar seu material e realizar suas tarefas de casa.

É importante lembrar que, durante o ensino de linguagens os alunos avançam muito no desenvolvimento da sua autonomia. Ler e compreender textos, bilhetes, avisos, convites e até instruções de montagens são de grande valia para o aluno, além de também conseguir produzir os mesmos.

Ensino Médio

Na última etapa da educação básico existe um foco ainda maior em acolher cada aluno com sua individualidade, garantindo que ele seja protagonista do seu aprendizado.

Contudo, o desenvolvimento da sua autonomia é essencial para construir sua própria trajetória. Com isso, o aluno desenvolvera o seu senso crítico, conseguirá interpretar textos e estimular seus conhecimentos para atingir o aprendizado efetivo.

Para finalizar, à BNCC diz que: “Para formar esses jovens como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis, cabe às escolas de Ensino Médio proporcionar experiências e processos que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade”.

É importante ressaltar que, a Educação Financeira é uma grande aliada no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Através dessa mesma autonomia eles irão aprender a controlar as suas finanças conscientemente.

Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar

– A importância do autoconhecimento para os alunos

– Ensino socioemocional: como lidar com as próprias emoções?

– Saiba como tornar seus alunos financeiramente conscientes

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