Foto de um banco

Como um empréstimo pode te ajudar a sair das dívidas?

O primeiro semestre de 2021 fechou com uma marca inédita de 69,7% de brasileiros endividados, onde deste total 81,8% está devendo ao cartão de crédito, segundo declarou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), publicado pela Agência Brasil.

Diante de situações como essa, o empréstimo pessoal acaba sendo uma das primeiras saídas para aqueles que querem se livrar das dívidas. Mas antes de solicitá-lo é preciso ponderar alguns aspectos.

Sendo assim, se você quer saber como um empréstimo pode te ajudar a sair das dívidas fique conosco.

Estou endividado, e agora?

Esse é o drama enfrentado por milhares de brasileiros que atravessaram o impacto inicial da pandemia.

Como mostrado anteriormente, o índice de endividados tem batido seu recorde a cada mês, e cada vez mais pessoas estão procurando uma saída.

Além disso, permanecer endividado ocasiona grandes transtornos pela negativa dos órgãos de proteção ao crédito.

Independente da forma escolhida entre as diversas soluções, a palavra de ordem é planejamento. Esse é o primeiro passo para, então, sair das dívidas e voltar à tranquilidade financeira.

A seguir iremos te apresentar opções para poder se ver livre das pendências e dentro de suas possibilidades financeiras.

Usando empréstimo para pagar dívidas

Ao pensar em recorrer a um empréstimo para pagar dívidas, muitas pessoas podem se ver aflitas em contrair outra dívida. Mas nem sempre é uma escolha negativa.

Para que você possa conhecer melhor os empréstimos, apresentaremos 3 modalidades que podem te ajudar na escolha da melhor opção para sua necessidade.

Empréstimo Pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, esta modalidade de empréstimo não precisa de garantia de pagamento, ou seja, o banco empresta confiando no perfil do cliente.

Cada instituição bancária tem suas regras para esta modalidade de empréstimo, por isso, é bom ficar atento às diferenças pois elas afetam diretamente seu bolso.

O valor liberado para este tipo de empréstimo vai depender do seu perfil, ou ainda de seu histórico de relacionamento com o banco.

Se você for correntista bancário, pode ser que já tenha uma linha de crédito pré-aprovada, caso não tenha pode procurar um fintech, que são empresas que unem tecnologia e serviços bancários.

Empréstimo Consignado

Agora, se você for funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS, ou ainda funcionário da iniciativa privada (cuja empresa tem convênio bancário para pagamento de salário), pode optar pelo empréstimo consignado.

Nesta modalidade, as prestações são descontadas diretamente no salário do cliente, sendo assim, as taxas acabam sendo mais atrativas pois o risco de não pagamento é reduzido.

Além disso, cada pessoa tem uma margem consignável, que pode chegar até 35% de seus rendimentos, dentro dessa margem pode ter até 9 contratos diferentes.

Empréstimo pessoal com garantia

Se uma dessas duas opções não for possível para você, pode tentar um empréstimo pessoal com garantia.

Este atende qualquer pessoa, e até negativados, porém como o nome já afirma ele requer uma garantia de pagamento.

Geralmente são usados veículos como garantia, e é necessário que o bem esteja no nome do contratante do empréstimo.

O valor a ser liberado vai depender diretamente da avaliação do bem que ficará como garantia.

Quando vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas?

Esta pergunta é muito comum, e talvez você esteja neste momento pensando quando vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas.

O sentido desta pergunta é porque o empréstimo gera uma nova parcela, e se você já está buscando o empréstimo para sair das dívidas, como vai colocar outra em seu orçamento?

Sendo assim, vale a pena quando você consegue um empréstimo com juros baixos para pagar dívidas de juros altos.

Um bom exemplo são as dívidas de cartão de crédito e o limite do cheque especial, que normalmente possuem as maiores taxas de juros do mercado.

Quando não vale a pena

Porém, nem sempre o empréstimo pode ser a melhor opção para se ver livre das dívidas. E novamente, um dos fatores decisivos é a questão das taxas de juros. 

Veja abaixo quando não vale a pena tirar um empréstimo para sair das dívidas:

  • As dívidas têm juros mais baixos que o empréstimo – Nesse caso você estará aumentando suas dívidas e não se livrando delas, por atente bem para essa situação.
  • Parcelas altas do empréstimo – Quando as parcelas do empréstimo, mesmo depois de amortecido algumas dívidas, não encontram espaço no seu orçamento.
  • Dívidas inadimplentes – É outra situação que deve ter cuidado, pois as dívidas inadimplentes são aquelas que não estão sendo pagas porque o orçamento não comporta suas parcelas. Se esse for seu caso, é preciso repensar, pois o empréstimo vai gerar outra parcela semelhante que não será igualmente paga.

 

Com isso é possível ter mais clareza sobre quando um empréstimo é uma solução para sair das dívidas. 

Se você identificou que é uma solução para o seu caso, saiba que é preciso estar atento também a um outro fator primordial: segurança!

Como garantir a segurança na hora de pegar um empréstimo

Hoje a facilidade de contratar um empréstimo é grande. Devido aos avanços do mercado, empresas especializadas uniram tecnologia e serviços bancários. São as chamadas fintechs.

Além de outros serviços, como cartão de crédito e controle de finanças, as fintechs tem ganhado espaço no mercado de crédito, oferecendo o serviço de forma desburocratizada.

Contudo, assim como muitos outros casos que ocorrem no ambiente online, muitas pessoas se aproveitam disso para aplicar golpes.

Diante disso, é preciso tomar alguns cuidados antes de realmente concretizar a solicitação com determinada empresa online.

Um desses cuidados é verificar se a mesma possui cadastro junto aos órgãos de regulamentação financeira, como o Banco Central.

Além disso, buscar em redes confiáveis, como no Reclame Aqui, avaliações de outras pessoas referente aquela empresa.

Com pequenos cuidados e pontos de atenção é possível evitar cair em fraudes ou ser lesado por golpistas online.

Considerações finais

Agora que você sabe quando é propício solicitar um empréstimo para quitar dívidas além de conhecer as principais modalidades e garantir a segurança, basta encontrar a melhor opção para você.

Para isso, opte sempre por usar um simulador online, que irá te mostrar as melhores taxas de juros e prazos de pagamentos para sua necessidade.

Além disso, sair das dívidas pode ser um processo demorado, por isso, busque cada vez mais conhecimento financeiro para ter mais tranquilidade.

Sobre a Juros Baixos

Sabemos que às vezes questões financeiras podem gerar muitas dúvidas e também certa insegurança, não é? E foi pensando nisso que a Juros Baixos criou uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis. Nesse espaço, além de receber diversos conteúdos, você também pode tirar todas as suas dúvidas diretamente com um educador financeiro enquanto tem trocas com pessoas que também buscam mais bem-estar financeiro! Ahh, mas o melhor de tudo é que você pode receber recompensas enquanto aprende como melhorar sua vida financeira. Demais, né?  Venha fazer parte e conhecer mais sobre a comunidade JB!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *