O desenvolvimento socioemocional trata-se de um processo onde adultos e crianças aprendem a conduzir suas próprias emoções e a lidar com as emoções das outras pessoas.
O mercado está cada vez mais valorizando aspectos socioemocionais, pois os mesmos são vinculados às chamadas soft skills. No contexto educacional, esses pontos também estão ganhando muito destaque. Lembrando que a BNCC aconselha e indica o desenvolvimento dessas aptidões desde a educação infantil.
Dentro da sociedade, alunos com bom desenvolvimento socioemocional conseguem conviver melhor com os colegas e enfrentar desafios cotidianos e consequentemente, seu desempenho acadêmico também é favorecido.
A BNCC recomenda cinco competências para serem desenvolvidas junto com os estudantes, sendo elas:
1 – Autoconhecimento: habilidade de compreender suas próprias emoções e avaliar seus pontos fortes e fracos;
2 – Autocontrole: aptidão de se automotivar, controlar seus impulsos, definir metas, ter organização e planejamento;
3 – Consciência social: abrange a relação do aluno com o próximo, levando em conta respeito, empatia e aceitação da diversidade;
4 – Habilidades de relacionamento: está relacionado a comunicação clara, cooperação com os colegas e escuta ativa;
5 – Tomada de decisão responsável: capacidade de realizar escolhas pessoais, priorizando padrões éticos e morais.
Competências socioemocionais em sala de aula
O principal responsável por inserir ações e atividades relacionadas ao desenvolvimento socioemocional é o professor, pois ele é quem mantém contato direto com os alunos. Tenha sempre em mente as orientações da Base Nacional Comum Curricular.
Para além disso, é fundamental que o educador auxilie o aluno a colocar em prática habilidades e atitudes imprescindíveis para o convívio em sociedade. Você sabe como fazer isso?
Abaixo você irá conferir os principais pontos que servirão como guia para o trabalho docente no momento de aplicar as competências socioemocionais em sala de aula!
Reciprocidade e intencionalidade
Neste caso, a definição é que o educador trabalhe com metas claras e objetivas com os alunos. Isso fará com que a criança ou adolescente entenda o que é esperado dele e, dessa forma, responda de maneira mais eficiente.
Esse tipo de comportamento melhora o relacionamento dentro de sala de aula, gerando reciprocidade.
Relevância
O professor precisa fazer com que os alunos entendam a relevância, em outros termos, o motivo de estarem estudando o assunto definido. Para que isso aconteça, é necessário apresentar o conteúdo com clareza, trazendo-o para a realidade.
É importante que questione os alunos sobre os assuntos abordados na aula e responder dúvidas, para que consigam realmente entender os temas.
Competência
A escola precisa proporcionar um espaço onde o aluno possa de expressar, tirar suas dúvidas e questionamentos, afinal o mesmo tem um papel ativo na sala de aula. Isso fará com que as crianças se sintam capazes e não apenas expectadores do que o professor fala.
A questão da competência é essencial para elevar a autoestima e o processo de aprendizagem, pois gera engajamento e motivação.
Individualização
Os educadores devem valorizar as diferenças e tratar cada criança como um indivíduo único. Esse tipo de comportamento fará com que os alunos se sintam acolhidos por quem ele é, ensinando-o a respeitar o próximo e a desenvolver empatia.
Planejamento
O professor pode ajudar e instruir o aluno no seu processo de desenvolvimento e planejamento pessoal. É importante que o aluno aprenda a criar metas de curto, médio e longo prazo em sala de aula, sempre priorizando objetividade, clareza e respeito ao próximo.
Após identificar as metas, o educador deve aconselhar sobre as melhores ações e caminhos para que o aluno alcance o que almeja.
Invista em projetos que foquem no desenvolvimento de habilidades de análise e estratégia, isso ajudará a colocar em prática tudo o que acabamos de mencionar.
É importante estar atento as principais tendências educacionais para destacar-se dentro deste mercado tão amplo.
Uma escola que se mantem atualizada e antenada nas novidades educacionais, demonstra preocupação com o bem-estar dos alunos e da comunidade escolar.
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