Empreender também é um processo de aprendizado. As pessoas desenvolvem as habilidades e capacidades a partir do conhecimento e prática.
E, as características empreendedoras como iniciativa, persistência, comprometimento e planejamento são muito positivas para todas as áreas de atuação, é interessante inspirar o empreendedorismo nas crianças desde cedo.
Para você que quer que seus filhos tenham essa consciência empreendedora desenvolvida aos poucos, desde a infância, trouxemos algumas dicas.
Ensinar o que são objetivos e como planejá-los para que aconteçam
As crianças também conseguem traçar objetivos, claro que na dimensão da idade e da realidade delas, mas trabalhar a ideia de que as coisas que elas querem podem ser alcançadas e que há um caminho para que se consiga isso, é prepará-la para lidar de forma inteligente, também, com o futuro.
Para entender sobre objetivos, explique ao seu filho (a) do que se trata e peça para que escreva seus objetivos num papel, depois, o ajude a pensar sobre o que é preciso fazer para alcançar aquelas metas, e o incentive a dar os primeiros passos e a não desistir.
Mas não podemos esquecer que elas são crianças! O aprendizado é mais eficiente se acontecer de forma divertida e emocionante.
Ensinar a não focar nos problemas
Pode parecer estranho isso, mas na verdade é bem simples: se focarmos sempre nos problemas que aparecerem, ficaremos presos a eles. Precisamos identificar esses problemas, analisá-los e, a partir daí, focar nas possíveis soluções.
Quando a criança, mesmo que de uma forma mais superficial, começa a entender isso, ela modifica a sua postura diante das dificuldades e desenvolve capacidades para lidar melhor com elas.
Com isso a criança já aprende uma outra coisa: identificar oportunidades. Quando ela começa a tentar procurar soluções para as suas dificuldades, ela se depara com possíveis oportunidades, seja para solucionar a questão, seja para amenizá-la. Quando um olhar atento para as oportunidades se desenvolve, há boas chances de isso refletir, lá na frente, em boas ideias de negócios.
Desenvolva neles a capacidade de vender e negociar
Muitas crianças crescem sem trabalhar, em algum momento, a venda ou a negociação. Essas questões, mesmo que indiretamente, estão ligadas a praticamente todas as carreiras.
Incentive-os a começar seu pequeno projeto com os parentes, vizinhos e amigos. Sempre acompanhe, mas deixe que seu filho (a) pense nos preços, nos possíveis clientes, nas transações de vendas, etc.
Os ensine a lidar com o dinheiro
Muitos de nós, já adultos, ainda não conseguimos ter uma relação inteligente e madura com o dinheiro.
Acabamos colocando os pés pelas mãos, nos endividando, não poupamos… e isso pode ser diferente se a consciência financeira for trabalhada desde cedo.
Crianças conseguem e podem sim lidar com dinheiro.
Além da possibilidade de que ganhem seu próprio dinheiro com suas iniciativas de vendas ou algum outro projeto, é interessante que elas entendam sobre o valor das coisas, sobre poupança, entendam que dinheiro pode render mais dinheiro e em quanto será o pagamento do seu próprio esforço e resultado.
Gostaram? Essas dicas mais práticas são para explicar que inspirar o empreendedorismo nas crianças tem impactos positivos em várias áreas da vida.
Mas há muitos outros pontos envolvidos como o melhor entendimento em relação ao fracasso, o desenvolvimento de uma comunicação e relacionamentos mais efetivos e saudáveis, o apoio a alguma causa, o conceito de valorização e retribuição, entre muitos outros.