Você já ouviu falar sobre gestão democrática nas escolas?
Trata-se de um modelo de organização no qual se prioriza a participação do coletivo ou de toda comunidade escolar, opinando diretamente nas decisões da escola.
Esse modelo se baseia nos princípios da democracia, como a participação, transparência, diálogo e respeito às diversidades, trazendo um local mais aberto ao diálogo.
A gestão democrática na escola é essencial na elaboração de um bom Projeto Político Pedagógico e a sua concretização traz benefícios para toda a comunidade escolar.
Tem o objetivo de organizar todos os elementos que, direta ou indiretamente, impactam o trabalho pedagógico. A sua função é garantir que as ações tomadas garantam a qualidade do processo de aprendizagem.
Entenda em quais pontos a gestão democrática reflete nas escolas.
Engajamento e participação
Quando é permitido que toda a comunidade escolar tenha voz e possa participar ativamente das decisões, a gestão democrática promove o engajamento de todos, criando um ambiente mais participativo e colaborativo.
Coletividade
A gestão democrática valoriza a diversidade na escola, reconhecendo que cada indivíduo tem conhecimentos, experiências e habilidades únicas para contribuir. Contudo, as decisões são tomadas considerando diferentes pontos de vista, tornando a escola um espaço plural.
Formação cidadã ou função social
Quando o aluno vivencia a gestão democrática na escola, ele tem a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades fundamentais para a vida em sociedade, como: respeitar às diferenças, capacidade de dialogar e argumentar, negociar e tomar decisões de forma coletiva e responsável.
Qualidade da educação
Quando a comunidade escolar participa das decisões dentro da escola, a gestão escolar se torna mais eficiente e eficaz, pensando nas diferentes perspectivas os problemas podem ser identificados e solucionados coletivamente. Isso resulta em melhorias na qualidade da educação e no engajamento de práticas pedagógicas mais adequadas, além da implementação de políticas mais efetivas.
Consolidação da comunidade escolar
A gestão democrática também engaja e fortalece os laços entre a comunidade escolar, gerando uma cultura de colaboração, confiança e responsabilidade. Contribuindo diretamente para o desenvolvimento de um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e saudável, onde todos se sintam valorizados e engajados.
Podemos ver que a gestão democrática na escola traz benefícios como: engajamento, coletividade, formação cidadã, melhoria na qualidade da educação e a consolidação da comunidade escolar como um todo.
Entenda também o que é a função social da escola e qual o papel do gestor na diversidade escolar.
Acompanhe o nosso blog semanalmente e fique por dentro de todas as tendências sobre educação e gestão escolar.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.