É recomendado que toda gestora escolar tenha…
Do termo que vem do latim “tolerare = suportar/aceitar”. É o ato de indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. Contudo, a tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade.
Hoje queremos compartilhar com você uma reflexão profunda que vai te ajudar a lidar com as críticas que você acaba recebendo dos professores, para que continue a fazer o seu melhor todos os dias e agir como líder pedagógica.
Tolerância e liderança
Eu nunca havia pensado o quanto a tolerância é necessária para quem ocupa um cargo de liderança, seja na gestão, direção ou coordenação. Diante disso, somente através da tolerância é que podemos conseguir sucesso e resultados na nossa equipe.
Quando estamos à frente do grupo automaticamente o holofote e atenção estão sobre nós. Acredite, a grande maioria não está lá para apoiar as suas decisões, ações e projetos e sim para criticar, apontar e julgar. O que não vai faltar são pessoas querendo te puxar para mesma realidade que a delas, e muitas vezes essa realidade é de estagnação.
O pior de tudo, é que quanto mais tempo e energia você gasta tentando convencer do contrário, mais distante estará do seu objetivo, e vai estar fazendo exatamente o que eles querem, se desequilibrando, desistindo e mantendo a mesmice de sempre.
Por isso o melhor a ser feito, é ignorar as críticas que não tem a menor intenção de contribuir, ao invés de querer provar ao contrário do que eles dizem ou pensam.
Tolerância, ignore as mentiras que irão criar para te atacar, ignore as críticas e julgamentos pessimistas a seu respeito, tolere os pensamentos divergentes dos seus, e siga rumo ao seu propósito de trabalho e objetivo das suas ações.
Liderança pedagógica, é um ato de tolerância diária e contínua que engrandece a sua vida profissional, mas também a sua vida pessoal.
Que todos nós, sejamos mais tolerantes uns com os outros, cada dia 1% a mais que no dia anterior, esse é nosso desejo para que você finalize o ano letivo em paz.
Para mais dicas práticas como essa, siga nossas redes sociais
Marcelia e Carol
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.