Na reta final do ano letivo, as coordenadoras pedagógicas ficam com a sensação de que “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”.
Sobrecarregada com a gigantesca demanda, cansada fisicamente e emocionalmente, busca dar o seu melhor todos os dias, e mesmo assim ainda tem a sensação que anda em círculos na escola por tantos problemas a serem resolvidos.
Contudo, vamos te ajudar a ter foco nas prioridades do final de ano para que você consiga organizar o seu tempo e deixar tudo em dia.
Anote os 3 pontos de atenção no seu papel na coordenação:
1° – Documentos em dia
A parte burocrática tem uma parte significativa na coordenação, por isso, agende uma reunião com a gestão e tome ciência de todos os documentos necessários para deixar e dia, e qual o prazo para cada documento.
Em suma de, não espere que a direção solicite, se organize antes!
2º – Desempenho dos alunos
Médias, relatórios, o desempenho dos alunos de modo geral além de estar documentado, é papel da coordenação acompanhar a parte pedagógica com os professores.
Por isso, converse com os professores e alinhe o que for necessário para garantir que todos os alunos foram avaliados e analisados de forma justa e coerente com a proposta da escola e sistema de avaliação.
3º – Reunião de pais
É preciso tratar como um evento, a coordenação em parceria com os professore precisa elaborar uma pauta que vá além dos recados e cronograma. Mas que aborde assuntos de orientação aos pais, e como foi o trabalho desenvolvido pela escola este ano.
Pode ser uma ótima oportunidade para pedir as famílias que analisem o trabalho da escola durante o ano.
Contudo, o final do ano letivo para coordenação é o momento de colher os resultados do seu trabalho durante o ano.
Por mais cansada que esteja, tome cuidado para não trabalhar no piloto automático. Portanto, é importante planejar e organizar as suas ações na coordenação para não deixar brechas, pontos cegos e problemas para 2024.
Faça com que seu nome seja lembrado e não marcado pelo histórico de problemas com os professores.
Para mais dicas práticas como essa, siga nossas redes sociais
Marcelia e Carol
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.