A função social tem o objetivo pesquisar e analisar as diferentes dimensões políticas, socioculturais e pedagógicas envolvidas nas práticas educacionais do Brasil, assim como a metodologia utilizada.
Vivemos em uma sociedade que se caracteriza fundamentalmente pela função social, em específico, a função social da escola, pois mesmo com as transformações sofridas no decorrer da história, a escola representa uma instituição que a sociedade elegeu para socializar o saber.
A função social da escola relaciona-se ao papel realizado pelas instituições educacionais na sociedade. Assim como a educação financeira, ela tem a responsabilidade de impulsionar o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para a vida em sociedade.
Você sabe qual aspectos a função social da escola ocupa?
Como informamos acima, o intuito da função social da escola é a formação do cidadão ou cidadã com o fortalecimento dos valores de solidariedade, o compromisso dos mesmos com a transformação da sociedade.
Para que consigam visualizar melhor, separamos os principais pontos em que a função social escolar atua. Confira:
Socialização
O ambiente escolar é onde os alunos interagem com outras crianças, aprendendo a lidar com as diferenças e criar habilidades sociais. Promovendo a socialização, trabalho em equipe e colaboração, aumentando o desenvolvimento e o relacionamento saudável com habilidades de comunicação.
Formação cidadã
O papel desempenhado pela escola é fundamental para a formação cidadã de cada aluno. Ele promove valores como: ética, respeito, tolerância, solidariedade e responsabilidade social. Os alunos são engajados a tornarem-se cidadãos ativos e participantes na sociedade através de atividades extracurriculares, projetos comunitários e debates em sala de aula.
Educação acadêmica
A tarefa escolar é proporcionar conhecimentos, habilidades e competências para os alunos, incluindo disciplinas como: matemática, ciências, línguas, história e literatura. O intuito da educação acadêmica é desenvolver o pensamento crítico, a habilidade de resolver problemas e o conhecimento geral dos alunos.
Igualdade de oportunidades
Toda escola deve ser um espaço onde todos os alunos tenham acesso igualitário à educação, independente da sua origem socioeconômica, gênero, etnia e qualquer outra característica. É importante que as escolas promovam a igualdade de oportunidades, combatendo as desigualdades existentes na sociedade e garantindo que todos os alunos tenham condições justas de desenvolvimento e aprendizado.
É extremamente importante e necessário que as escolas realizem a sua função social, tanto para os alunos quanto para a nossa sociedade como um todo. Uma escola que promove a igualdade e o respeito, é uma escola que pensa no futuro dos alunos e como se sairão futuramente em suas vidas adultas.
Entenda também a importância da Educação Financeira e seu impacto na sociedade.
Acompanhe o blog FORME semanalmente e confira dicas essenciais para que sua escola obtenha sucesso cada vez mais, tornando-se destaque e referência em educação.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.