Entenda o papel do gestor escolar

Qual é o papel do Gestor Escolar?

Você sabe quem é o Gestor Escolar?

 

 

Conhecido popularmente como “diretor” ou “gestor pedagógico”, ele desempenha o papel fundamental na administração e liderança de toda a escola.

 

Você sabe quais são os principais pilares da Gestão Escolar?

 

O gestor escolar é responsável por manter a ordem em toda a instituição de ensino, ele auxilia os colaboradores que são responsáveis pela organização da escola, cuidado com os alunos e também os educadores em sala de aula.

 

Para que você entenda detalhadamente quais são suas responsabilidades e importância dentro da instituição de ensino. Confira abaixo suas principais atividades.

 

Gestão de pessoas

Supervisiona e orienta todo o corpo docente, funcionários e demais colaboradores da escola. É responsável por avaliar, contratar, treinar e motivar os profissionais da escola, visando sempre garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

 

Liderança e gestão estratégica

É o responsável por estabelecer a visão, missão e valores da instituição de ensino. Além de desenvolver metas e objetivos estratégicos, ele cria um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

 

Gerenciamento financeiro

O responsável por administrar todo o orçamento da escola, potencializando os recursos disponíveis para atender todas as necessidades da instituição. Realizando um controle financeiro eficiente, priorizando e garantindo a transparência e responsabilidade na utilização desses recursos.

 

Planejamento curricular

Participa também do planejamento curricular, auxiliando na definição de quais conteúdos serão determinados, além de metodologias de ensino e recursos pedagógicos que serão utilizados. Também é responsável por garantir a implementação de maneira adequada a grade curricular.

 

Relacionamento com a comunidade escolar

O gestor escolar atua como ponte entre a escola, pais ou responsáveis e a comunidade local. Promovendo uma comunicação efetiva, ele busca o engajamento dos pais na vida escolar dos alunos.

 

Gestão do ambiente escolar

É responsável por manter um ambiente seguro, limpo e adequado para o aprendizado do aluno, direcionando os colaboradores da limpeza e auxiliando-os para que obtenham sucesso e eficiência na sua função. Além de supervisionar a infraestrutura, garantindo a manutenção correta dos prédios e equipamentos, incluindo a implementação de medidas de segurança.

 

Gestão de crises e conflitos

O gestor escolar lida com diversas situações, incluindo crises, como: problemas disciplinares, conflitos entre alunos, pais ou colaboradores da escola. Ele intermedia essas situações e busca soluções adequadas que promovam um ambiente harmonioso e favorável ao aprendizado.

 

Acompanhamento pedagógico

Ele acompanha o desempenho acadêmico dos alunos, analisando os resultados pressupostos, identificando dificuldades que as crianças podem estar enfrentando e com isso, implementa estratégias para melhoria. Promovendo o desenvolvimento profissional dos docentes, oferecendo suporte e orientação pedagógica.

 

Listando apenas algumas das atividades do gestor escolar, é notável o quanto o mesmo é essencial para o funcionamento de toda a instituição de ensino.

 

Entenda como a Educação Financeira pode influenciar a sua Gestão Escolar.

 

É importante ressaltar que suas responsabilidades variam de acordo com as políticas e regulamentos educacionais da instituição ou país em que atua.

 

Acompanhe tendências pedagógicas e confira conteúdos exclusivos para a melhor a qualidade de ensino da sua escola.