Motivar e engajar a sua equipe tem influência direta na rotatividade dos colaboradores. Quando um time é apoiado e tem um ambiente estimulante, aumenta a possibilidade de manterem relações satisfatórias e duradouras na sua escola.
Diante disso, é fundamental que as gestoras escolares compreendam a importância de motivar sua equipe, utilizando esse ponto dentro das suas estratégias para engajar a retenção dos colaboradores.
Continue a leitura e confira 5 dicas imperdíveis que irão te ajudar com o engajamento da sua equipe.
1 – Estar atento ao feedback dos colaboradores
Um dos principais pontos para o sucesso da retenção de colaboradores é o diálogo. Honestidade, familiaridade e diálogos constantes e contínuos permitem que o gestor saiba de alguma possível insatisfação pela parte dos colaboradores.
Esses feedbacks podem ser recebidos através de reuniões coletivas ou individuais, até mesmo por pesquisas internas de satisfação.
É importante enfatizar que o ambiente precisa estar aberto para atender os possíveis motivos da desmotivação, sejam relacionados ao salário ou para condições que estão deixando a desejar referente à infraestrutura, impactando o desempenho dos colaboradores.
Depois de ouvir a equipe, é primordial que o gestor escolar defina atitudes que vão solucionar os principais problemas relatados.
2 – Estimule o bom relacionamento entre todos
Um ambiente de trabalho saudável e recomendado, é aquele que existe uma boa compreensão entre todos os colaboradores, além de se ajudarem mutuamente.
Primordialmente, promover o bom relacionamento é sem dúvida um grande ponto motivacional, influenciando diretamente o desempenho dos colaboradores.
Quando o seu time está confortável e seguro em relação aos gestores, líderes e companheiros de equipe, aumenta a chance de mantê-lo vinculado e engajado na sua escola.
3 – Disponha recursos pedagógicos e tecnológicos
É necessário que a gestão escolar tenha atenção e cautela com as ferramentas fundamentais para o docente, proporcionando para os profissionais recursos pedagógicos e tecnológicos que eles precisam – como o FORME Academy.
Com isso, surge a gestão inovadora. Trata-se do profissional que busca encontrar soluções relevantes e criativas para diversas situações, além de antecipar tendências.
4 – Tenha uma gestão participativa
A rotatividade de colaboradores está totalmente relacionada à falta de honestidade da gestão escolar e até mesmo, a falta de atitudes para resolver feedbacks recebidos. Contudo, é importante engajar a gestão participativa, evitando que isso aconteça.
Esse tipo de organização favorece a participação coletiva, incentivando que todos opinem e cooperem de maneira ativa nas ações da escola. Engajando uma gestão participativa, onde os professores estejam envolvidos com a gestão e entendendo a situação escolar.
5 -Dedique-se na comunicação interna
Proporcionar uma comunicação honesta e eficiente é fundamental para garantir o engajamento da sua equipe. Com uma linguagem eficiente, é possível diminuir os burburinhos dentro da escola e impedir a saída de muitos colaboradores.
É importante lembrar que informações e conversas desconexas podem ser evitadas no ambiente de trabalho com um diálogo honesto e eficaz na sua escola.
A rotatividade de colaboradores dentro de uma escola, influencia diretamente na qualidade de ensino proporcionada por ela. Contudo, é importante estar atento à essas questões para que não haja uma queda no ensino dos alunos.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.