duas crianças com livros na mão

6 benefícios que a educação financeira proporciona para as escolas

Entenda os principais motivos para investir em um sistema de educação financeira nas escolas

Quando o assunto é educação financeira, os benefícios que ela pode proporcionar para os alunos, as famílias e a população são facilmente notados. Mas como as escolas podem se favorecer ao incluí-la em sua grade? Existem várias vantagens e é sobre esse assunto que vamos abordar neste artigo.

  • Aumento da visibilidade da instituição de ensino

 Escolas que se preocupam em oferecer uma grade curricular completa e verdadeiramente comprometida com a educação de seus alunos tendem a se destacar entre as suas concorrentes. A educação financeira é um tema que vem ganhando visibilidade entre os brasileiros. A tendência é que ela entre nos critérios dos responsáveis na hora de escolher uma instituição de ensino para matricular as crianças.

  • Redução da inadimplência dos pais e responsáveis

            Em um país onde 42% da população é inadimplente, a educação é a principal chave para transformar a vida das famílias. A mudança pode começar com as crianças, que tendem a compartilhar os seus aprendizados da escola em casa com os pais e responsáveis. Além disso, iniciativas como a implementação da educação financeira nas escolas agregam valor ao serviço ofertado, fazendo com que a inadimplência caia.

  • Materiais didáticos alinhados com a BNCC

As finanças deixaram de ser vistas como tema extracurricular desde que foram abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. Com isso, um material didático que inclua o assunto não é mais tido apenas como diferencial, mas também como exigência.

  • Maior proximidade entre a escola e as famílias

            A educação financeira é comportamental. Ou seja, conforme as crianças forem adquirindo conhecimentos, elas tendem a incluí-los em suas rotinas e ações. A consequência direta é que a escola também facilite a vida dos pais na hora explicar os gastos familiares com os pequenos, gerando boas economias e bons hábitos. A união entre a escola e o ciclo familiar é fundamental no desenvolvimento infantil.

  • Redução dos custos da instituição por meio de projetos elaborados junto aos alunos

            As escolas devem usar de artifícios lúdicos para que a mensagem da educação financeira seja absorvida pelas crianças. A ideia é que elas aprendam a utilizar recursos de baixo custo e coloquem a mão na massa para ver as propostas tomando forma.  Isso significa que os custos serão menores do que se tivessem sendo produzidos sem a mensagem da educação financeira.

 

  • Aumento de novas matrículas devido ao diferencial inovador

             Para formar alunos financeiramente conscientes, a FORME – Educação Financeira aposta em tecnologia e materiais didáticos de qualidade. Seu sistema de ensino foi desenvolvido para mudar a realidade da população do Brasil, onde 70% das pessoas estão endividadas. Quando as escolas adquirem um programa como esse, elas estão investindo em inovação.

            Soluções como essa são contagiantes. As escolas parceiras da FORME têm registrado aumentos consecutivos de procura por matrículas devido à satisfação dos pais e dos alunos. A boa notícia é que a empresa, que nasceu em São Paulo, ampliará sua rede de atendimento em 2022 e poderá atender todo o Brasil. Entre em contato para mais informações em: https://formeeduca.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *