Já pensou em levar brincadeiras relacionadas à Educação Financeira de uma forma lúdica e divertida para casa? Neste artigo, preparamos algumas opções de jogos em que você e seu filho podem aprender e se divertirem juntos, tornando o assunto mais atrativo e promovendo a interação.
Aprender a controlar os gastos, economizar e planejar um futuro é um grande desafio, mas é possível estimular esse aprendizado de forma lúdica, leve e divertida com jogos de Educação Financeira.
Esses jogos ensinam como tomar decisões conscientes para o bolso, estimulam o raciocínio lógico e memória, além de ser uma gama de opções divertidas para crianças de todas as idades e adolescentes.
Confira as opções que separamos para vocês, seja online ou off-line!
Jogos físicos
1 – Jogo da Vida
Uma ótima opção para se divertir em família, esse jogo se trata de uma simulação da vida adulta e é um dos jogos relacionados a Educação Financeira mais conhecidos no Brasil. Ele estimula as crianças a se imaginarem no futuro, administrando suas próprias contas e para que obtenha sucesso, a criança precisa passar por alguns desafios cotidianos, mantendo as contas em dia, poupando seus ganhos e fazendo mantendo-se atento para não ir à falência.
Indicado para crianças a partir dos 7 anos.
2 – Renda Passiva
Um clássico jogo de tabuleiro que incentiva a criança a aprender os conceitos básicos do universo financeiro. Neste jogo, o vencedor é quem souber tomar as melhores escolhas: quitar dívidas, renda fixa, investimento em imóveis e outras modalidades.
Indicado para crianças a partir dos 12 anos.
3 – Banco Imobiliário
Um dos principais jogos de Educação Financeira é o banco imobiliário, nele você simula a venda e compra de propriedades, estimulando os filhos e os familiares à avaliarem quais territórios são mais vantajosos para o seu bolso. Além do percurso dessa brincadeira, a criança se depara com alguns desafios, como multas, dívidas, aluguéis, entre outros. O vencedor é aquele que não for à falência ou quem chegar ao final com o maior patrimônio.
Indicado para crianças a partir dos 8 anos.
Jogos online
1 – SimCity
Trata-se de um jogo que ensina a administrar seus recursos de forma consciente e seu personagem é o prefeito da cidade! Diferente, né?
Neste jogo, as crianças precisam construir o município fictício do zero, realizar investimentos adequados para que o local se torne mais atraente para negócios, gestões de serviços públicos e lidar com impostos.
Acesse a loja de aplicativos do seu celular e baixe agora mesmo.
2 – Tá O$$O
Um jogo desenvolvido especialmente pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF) com o intuito de ajudar os educadores a levarem para a classe alguns pontos importantes sobre como administrar seu dinheiro e evitar consumos excessivos.
Neste jogo, os personagens são cachorros que andam pela cidade e precisam superar alguns desafios para obterem sucesso em suas missões, como entender para onde está indo o dinheiro da mesada ou economizar para comprar um skate novo.
Embora tenha sido criado para atender um público-alvo, qualquer criança pode brincar neste jogo. Demais, né?
Ele está disponível no site “www.vidaedinheiro.gov.br/ta-osso” na versão web e pode ser baixado no celular
3 – Meu dinheiro, meu negócio
Esse é um ótimo jogo para ensinar os filhos como administrar seu dinheiro e tomar boas decisões. Neste game, a criança pode criar seu próprio personagem, definindo traços da sua personalidade e proporcionando objetivos para simular o gerenciamento da sua vida financeira.
Dessa forma, a criança é exposta a diversas situações do dia a dia, inclusive de imprevistos ocasionando gastos não planejados. O jogo estimula a tomada de decisão consciente. Reforçando a importância de definir metas para conseguir realizar seus sonhos.
Acesse a loja de aplicativos do seu celular e baixe agora mesmo.
Além dos jogos recomendados acima, a FORME possui uma gama de jogos alocados ao nosso material pedagógico, que facilitam e estimulam o aprendizado da criança de diversas maneiras.
Para ter acesso a esses jogos, entre em contato com um de nossos especialistas e entenda os detalhes.
Link permanente