Educação Financeira nas Escolas

Principais dúvidas sobre educação financeira nas escolas

Você já ouviu falar sobre educação financeira?

Com apenas um minuto, conseguiria explicar com sucesso o significado dessa expressão?

Se a resposta foi negativa, talvez seja a hora de rever seus conceitos sobre dinheiro!

Em um mundo onde a maioria das coisas ou experiências dependem de um bom investimento. Contudo, nem tudo é tão estável quanto gostaríamos, saber de onde vem e para onde vai cada centavo que passa pela nossa mão é uma tarefa praticamente indispensável.

É aí que entra a importância da educação financeira!


Portanto, que tal tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto e ainda por cima aprender um pouco mais sobre finanças?!

Afinal, o que é educação financeira?

Para responder essa dúvida que, acredite, é mais comum do que pensamos, basta usar como exemplo a alfabetização.


Uma pessoa só é considerada alfabetizada quando sabe ao menos ler e escrever, não é mesmo? Além disso, também se espera que ela consiga interpretar suas leituras e comunicar-se de forma clara e assertiva.

Contudo, podemos dizer que a educação financeira é a capacidade de ler, entender e falar sobre dinheiro (finanças), além de aplicar os conhecimentos da área na própria vida e no dia a dia.

Por que a educação financeira é importante?

Pense por um minuto: quantas pessoas com dívidas ou sem o menor controle do próprio dinheiro você conhece? Talvez, até você mesmo seja uma dessas pessoas (e está tudo bem, afinal, estamos aqui para lhe ajudar).

Falar sobre educação financeira é fundamental se pensarmos que, atualmente (e em boa parte da história da humanidade), as coisas sempre foram regidas pelo dinheiro.

Logo, a importância do tema está em entender de onde veio, para onde vai e como manter suas finanças sempre em ordem, se preparando para o futuro e não sendo pego de surpresa por imprevistos no meio do caminho.

Todas as pessoas precisam aprender sobre o assunto?

A resposta é sim! Você pode ser um grande cientista, um engenheiro reconhecido, um professor adorado pelos alunos ou até mesmo uma criança em fase de alfabetização que recebe alguns reais como mesada vez ou outra. Não importa!

A questão é que, apesar de objetivos diferentes, todos estão trabalhando em troca da mesma coisa: dinheiro.

Bem, e se todas essas pessoas recebem dinheiro no final de um determinado período, então a resposta para a pergunta original sobre “quem precisa entender sobre educação financeira” é simples: absolutamente todo mundo!

É difícil aprender sobre educação financeira?

De jeito nenhum! Claro, a velocidade do aprendizado depende muito do interesse do aluno, mas no geral, esse é um tema fácil e que pode ser bastante divertido e interessante.

Se você tiver a chance de aprender com um especialista, verá que a educação financeira é baseada, muitas vezes, em perguntas feitas a si mesmo, como:

  • Quanto dinheiro eu tenho disponível?
  • Eu posso comprar aquele item que acabei de ver na vitrine?
  • Quais custos fixos eu possuo?
  • O meu dinheiro está realmente rendendo?

No final das contas, quanto mais respostas você souber sobre as suas próprias finanças, mais fácil será compreender o assunto.

Entenda como a educação financeira pode melhorar a sua vida

Olhe ao seu redor. Boa parte do que você vê custou um determinado valor, certo? Se pensarmos que cada coisa palpável que faz parte do nosso dia a dia possui um custo, fica fácil entender o papel da educação financeira.

Entre os principais pontos onde compreender sobre finanças pode melhorar a sua vida, estão:

  • Economia: ter conhecimentos sobre educação financeira pode lhe ajudar a economizar um bom dinheiro em taxas, impostos, investimentos e até mesmo em coisas banais, como compras no supermercado;
  • Lucro: a educação financeira também pode lhe ensinar sobre investimentos, mostrando onde e no que é mais seguro e rentável colocar a sua renda;
  • Descanso:  não entendeu nada? Nós explicamos! Quando você sabe de onde veio e para onde vai o seu dinheiro, fica mais fácil se planejar para tirar férias merecidas, se dedicar aos seus hobbies favoritos ou planejar o futuro com segurança, até mesmo se aposentando mais cedo. Tentador, não?

Quando falamos sobre educação financeira, sempre há espaço para melhorias e para alcançar novos conhecimentos, basta um pouco de foco e muita vontade de aprender.

TENHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA AGORA!