A metodologia socioemocional é um ótimo caminho para o autoconhecimento, pois observa o grau de desenvolvimento do aluno para cada competência e traça um panorama que interaja com os outros e com ele mesmo.
Com base nisso, é possível desenvolver os meios necessários para atingir suas metas acadêmicas, pessoais e profissionais.
Existem cinco grupos de aptidões socioemocionais que irão direcionar o gestor e pedagogo, nessa jornada com o aluno. Sendo eles:
- Engajamento com os alunos: envolve as habilidades de aproximação com os outros colegas;
- Afabilidade: une as competências que permitem a cooperação de um grupo;
- Modulação emocional: capacidade de alcançar a pendência de um sentimento desconfortável, como: raiva, tristeza ou medo;
- Princípio do novo: trata-se das habilidades responsáveis pela curiosidade, criatividade e busca por novas soluções e trajetos;
- Autonomia: abrange as competências fundamentais para manter as tarefas funcionais.
Identificar e trabalhar esses cinco grupos de aptidões socioemocionais é fundamental para a jornada dos nossos alunos e é recomendado que seja iniciado ainda na Educação Básica.
Lembrando que também auxilia no processo de identificar dificuldades em aprendizagem pelos alunos.
Cada aluno mostrará um grau de facilidade nesse aprendizado, mudando de acordo com a habilidade em questão. É importante que o educador esteja atento para o todo, fortalecendo as competências fundamentais para que o aluno atinja o seu potencial máximo.
As aptidões socioemocionais são uma forma de expandir a aprendizagem.
Quando identificamos um ponto a ser melhorado, expandimos o nosso potencial.
Contudo, quando uma pessoa tem uma abertura pouco desenvolvida para o novo, acaba encontrando dificuldades de identificar caminhos alternativos quando os já utilizados não estão sendo eficazes, pois suas habilidades para buscar soluções não foram aprimoradas.
Após ter acesso a metodologia socioemocional e considerando que tenha desenvolvido sua autonomia, esses pontos serão fortalecidos tanto pelo aluno, quanto pela sua família. Contudo, irão ter novas percepções e buscas automáticas para caminhos que ajudem a lidar com problemas e imprevistos, sem ficar paralisado.
Considerando que a autogestão já está bem desenvolvida, o foco será fortalecer outras famílias de competências, buscando mais flexibilidade e cooperação com o entorno.
Na prática, essa pessoa passará a lidar melhor com problemas e imprevistos, sem ficar paralisada quando algo não sai como esperado.
Quando o aluno começa a identificar quais são as competências socioemocionais, ele entende como está seu desenvolvimento em cada uma delas, procurando caminhos que fortaleçam cada aspecto necessário.
É extremamente importante que os gestores escolas proporcionem uma formação continuada para que seus educadores estejam qualificados para instruir os alunos.
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