O que é formação continuada para professores?

Formação continuada: Qual a importância para os professores?

A aprendizagem e desenvolvimento humano são processos contínuos, fazendo com que os educadores sejam aprendizes ao longo de suas carreiras, aprendendo e apropriando-se de novos saberes e conhecimentos. Diante disso, a formação continuada é um hábito que merece destaque nas escolas, permitindo que professores cumpram com excelência sua função.

 

Investir na formação continuada dos educadores certifica uma união de sucesso entre o que existe de melhor nas teorias educacionais e as práticas do dia a dia nas salas de aula. O resultado será um ensino de qualidade.

 

Continue a leitura e entenda quais os objetivos da formação continuada para educadores, seus benefícios e como ela pode ser implementada na sua instituição.

 

Qual o objetivo da formação continuada?

 Trata-se de um processo de desenvolvimento complementar à formação inicial, ou seja, uma atualização dos conhecimentos adquiridos e necessários à profissão.  Não limitado apenas aos educadores, mas sim para qualquer profissão que necessite o acompanhamento das dinâmicas sociais, modernidade e tendências.

 

Esse processo é focado na sua trajetória profissional, permitindo que você amplie seu conhecimento. Refere-se ao avanço na sua (ou mais) áreas de conhecimento, a partir das atualizações que garantem uma maior qualificação profissional.

 

Qual a importância da formação continuada?

 Além de completar lacunas deixadas pela formação inicial, a formação continuada garante que o corpo docente esteja sempre atualizado com as novas tendências educacionais. Logo, muitas escolas reconhecem a importância da capacitação dos educadores como estratégias para melhoria da aprendizagem dos alunos e dos resultados da instituição.

 

Entendendo sobre tendências e novidades didáticas, as práticas de trabalho podem ser ressignificadas, abrangendo espaço para construção de novas experiências.

 

Professores atualizados garantem aulas mais dinâmicas, alunos mais engajados e motivados, além de um ambiente de aprendizagem acolhedor. Identificando conflitos e dificuldades mais rapidamente, para que essa situação seja resolvida.

 

Investir na qualificação dos educadores impacta diretamente no desempenho geral da escola. Com a melhoria das práticas pedagógicas e o aumento da qualidade de ensino, as escolas recebem cada vez mais seu devido reconhecimento, consequentemente conquistando uma reputação de destaque e aumentando suas matrículas.

 

Por que implementar a formação continuada?

 A ampliação do conhecimento do educador encontra auxílio nos documentos oficiais de educação nacional, onde é considerado um direito de todos os professores que trabalham em instituições de ensino.

 

Existe uma série de disposições na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que esclarecem a importância da formação continuada como uma valorização profissional.

 

Lembrando que a capacitação dos professores está prevista na meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

 

META 16 – (…) garantir a todos (as) os (as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

 

Como colocar em prática a Educação Continuada na sua Escola?

 Mesmo incentivando os investimentos individuais de capacitação, é importante ressaltar que a formação continuada deve acontecer no espaço escolar.  Para isso, é necessário que os gestores sejam preparados para articular e otimizar os recursos para colocar em prática a educação continuada na escola.

 

Isso facilitará as dinâmicas para a qualificação, fomentando o processo de formação continuada no ambiente escolar considerado uma valorização do profissional.

 

Quando uma escola oferece recursos para a capacitação docente, ela comprova o seu compromisso com o crescimento da sua equipe.

 

Seja a escola que você acredita!

 

Esses artigos abaixo irão te ajudar.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.