A música na educação infantil

A música na Educação Infantil e sua importância

A arte na educação infantil é uma grande aliada e excelente ferramenta, visto que estimula e engaja o aprendizado e desenvolvimento do aluno. Uma das opções que tem um impacto e eficiência maior é a música, pois trata-se de uma das práticas artísticas mais presentes na rotina da sociedade.

 

Neste caso, a música na educação é uma maneira de ensinar as crianças a se expressarem através da fala, leitura e escrita.

 

A música tem um universo que abrange diferentes sons e instrumentos musicais, com eles os alunos desenvolvem habilidades intelectuais e socioemocionais fundamentais para expressarem suas opiniões e sentimentos.

 

Além disso, ela auxilia nos casos de dificuldade na aprendizagem e também incentiva o conhecimento de maneira lúdica, influenciando os alunos a se desenvolverem. Com isso, é notável que a música na educação não está relacionada apenas a aulas de canto ou instrumentos musicais, mas sim como uma ferramenta de ensino das matérias regulares.

 

Isso acontece devido à uma estratégia pedagógica e uma metodologia que utiliza a música na educação infantil. Esse processo de aprendizagem com as crianças ocorre de forma direta e indireta, pois elas aprendem através do que lhe é ensinado, do que ouvem e do que observam a sua volta.

 

Dessa forma, os educadores de diferentes matérias conseguem abordar diversos temas, onde os alunos irão aprender cantando, dançando, escutando, improvisando e até tocando algum instrumento.

 

Como utilizar a música na Educação Infantil?

De início, a música pode ser trabalhada na educação em português ou em outros idiomas (em casos de ensino bilíngue), através de sons, músicas, instrumentos e linguagens.

 

Dessa maneira, os alunos irão aprender a expressarem suas opiniões e desenvolverem um repertório de vivências, conhecimentos e músicas preferidas, que favorece a troca de aprendizados e a participação ativa em sala de aula.

 

É importante que o educador entenda que a música será uma grande aliada para ajudar as crianças a entenderem e interpretarem o que escutam à sua volta de uma outra maneira.

 

Afirmações como “essa música é mais agitada/rápida que a outra”, “o som da minha campainha é mais tranquilo/baixo que a do meu colega” demonstram como as crianças estão compreendendo e sabendo diferenciar músicas e sons, o que favorece a formação e desenvolvimento dos sentidos.

 

Além disso, os alunos que aprenderam através da música, conseguem identificar pistas sonoras que lhe trarão uma apreciação musical mais elaborada, onde conseguem identificar ritmos e entender as particularidades que o universo sonoro oferece, diferenciando linhas melódicas e os diálogos entre os instrumentos. Dessa forma, os alunos desenvolvem um pensamento analítico para além da música, mas também em relação a sociedade.

 

A importância da música na Educação Infantil

Uma das principais vantagens de trabalhar a música na educação é o desenvolvimento infantil, mas saiba que é possível ir além disso, pois ele contribui para a formação global das crianças.

 

A Educação Infantil é o período de formação do sistema nervoso central e do sistema neuropsicomotor. Utilizar a música neste processo influencia o desenvolvimento de habilidades corporais, visto que as crianças são estimuladas a manusearem diferentes instrumentos e objetos.

 

Os alunos também são engajados a realizarem movimentos coordenados e ampliarem seus repertórios gestuais, isso com o auxílio de atividades que envolvem ambientes com situações cooperativas.

 

A música na educação infantil também contribui para o desenvolvimento motor e a alfabetização dos alunos. Através da observação e do estímulo musical, as habilidades de atenção e concentração são desafiadas e treinadas pelo cérebro, contribuindo para o aprimoramento das conexões cerebrais e assimilação de conteúdos, aumentando o repertório de conhecimento dos alunos.

 

O aumento de linguagens e noção sobre o próprio corpo e do colega, valorização de diferentes culturas, manifestações culturais, apreciação histórica e literária, são fatores em que a música também contribui dentro da educação infantil.

 

Como um gestor escolar de sucesso e também para os educadores que devem estar em formação continuada, é importante atentar-se em práticas e metodologias que tragam mais eficiência para o ensino dos alunos.

 

Acompanhe o blog da FORME e esteja sempre atualizado sobre essas questões educacionais.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.