Sabemos que o assunto da mensalidade escolar nem sempre é tão bem recebido pelos pais, principalmente quando é citado o valor do reajuste anual.
Contudo, muitos pais solicitam descontos e meios de pagamentos que facilitam para a continuidade do aluno na escola.
Para essa situação e outras semelhantes, preparamos dicas essenciais que irão te ajudar! Sendo elas:
1 – Saiba como iniciar a conversa
Muitas instituições de ensino tem o hábito de enviar aos pais um comunicado sobre o período de matrículas para novos alunos interessados, além das rematrículas para os alunos antigos.
Com isso, aproveite a oportunidade e agende uma reunião com os pais. Durante a conversa, entenda a situação que a família está enfrentando, para ajuda-los em um orçamento não muito pesado, visando ajuda-los para que não se tornem inadimplentes.
2 – Explique sobre o que entra no reajuste da mensalidade escolar
No modelo de “matrícula escolar” do PROCON-SP, é explicado que as escolas particulares podem cobrar anuidade pela prestação de serviços educacionais, incluso no ato da matrícula ou na rematrícula.
A origem desse valor é referente a parcela da última mensalidade do ano anterior, multiplicada pelo número de parcelas do ano de 2024.
Para esse valor, a escola pode acrescentar uma correção percentual proporcional ao aumento de despesas com os funcionários, limpeza, administração e investimentos pedagógicos, como a Educação Financeira.
3 – Fale sobre os diferenciais da sua escola
Em suma as circunstâncias, é importante apresentar aos pais a sua proposta pedagógica e infraestrutura, demonstrando a qualidade de ensino da sua instituição.
Por exemplo, você pode falar sobre a FORME – Educação Financeira, onde através da nossa parceria a sua escola proporciona aos seus alunos uma solução exclusiva e extremamente qualificada, tornando o ensino leve, atrativo e eficaz.
Sendo eles: material didático físico e bilíngue, aplicativo gamificado, materiais de apoio, método lúdico e socioemocional, desenho animado e muito mais.
É preciso entender que muitas famílias estão buscando proporcionar um ensino qualificado para seus filhos, justamente para não repetir ciclos e até mesmo para que sejam conscientes financeiramente em suas vidas adultas.
Contudo, é necessário ser compreensível e empático em momentos de negociação com os pais e responsáveis, sempre visando ajuda-los sem prejudicar a sua receita escolar.
Seja você a escola referência na sua região em todos os sentidos. Transforme o futuro de muitas crianças e suas famílias.
Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar
– Estratégias para lidar com inadimplência
– 5 dicas para melhorar a retenção de alunos
– Posicionamento na Gestão Escolar: A Importância da Coerência e Comunicação
– A taxa de rematrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.