Que a Gestão Escolar desempenha um papel fundamental na escola, isso você já sabe. Contudo, o que talvez não saiba é que este profissional não é apenas fundamental, mas sim o responsável por manter o organismo escolar vivo.
A Gestão Escolar como o Sistema Nervoso da Escola
Pense no sistema nervoso do seu corpo, responsável pelo funcionamento de todos os órgãos. Quando o sistema nervoso para de funcionar, é apenas uma questão de tempo até que os órgãos também parem.
Contudo, preste atenção e imagine o sistema escolar: professores, alunos, gestão, comunidade e todos os setores como sendo os órgãos, e o coordenador como o sistema nervoso.
Os Efeitos da Sobrecarga
Quando a gestão está sobrecarregada, como acontece principalmente no início do ano, tende a sobrecarregar todos os “órgãos”, e, com o passar do tempo, cada setor adoece.
Isso significa diferentes problemas, desde questões no desenvolvimento dos alunos até relacionamento com a equipe, falta de motivação e de comprometimento.
O Desgaste da Gestão e seus Impactos
O tempo vai passando, o sistema nervoso (gestão escolar) se desgasta, até que para de funcionar. Contudo, deixa de fazer algumas tarefas, por não conseguir dar conta, acumula muito serviço que não consegue acompanhar o pedagógico como deveria.
E isso não é tudo, porque a consequência é que o sistema nervoso da escola fica comprometido e reflete diretamente em todos os órgãos da escola.
Reflexão sobre o Papel de cada um na Saúde da Escola
Será que hoje você é o sistema nervoso da sua escola que está comprometido? Ou será que você é um órgão da instituição que está adoecendo em reflexo do desgaste do sistema nervoso?
A Urgência de cuidar da Saúde Escolar
O desgaste mental, emocional e físico do último bimestre pode causar danos irreversíveis ao organismo chamado escola. Professores desmotivados por tantas tarefas, sem suporte ou orientação, acabam não desempenhando seus papéis e ainda dificultam o andamento da escola por insatisfação, resultando em alunos com grandes déficits de aprendizagem.
Chamado a Gestão Escolar
Contudo, acredite ou não, o sistema nervoso da escola é você, gestora escolar. Não deixe que as demandas do último bimestre comprometam a saúde da sua escola.
Planeje estrategicamente cada passo para conseguir dar conta de tudo. É preciso ter uma rotina saudável, ou seja, organizada e segura.
Para mais dicas práticas como essa, siga nossas redes sociais
Marcelia e Carol