O conteúdo direitos humanos faz parte da grade curricular da sua escola? Esse tema é um dos tópicos que ajudam na formação cidadã do aluno, além de fazer parte da função social da escola.
De acordo com o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, os direitos humanos refletem a maneira em que as pessoas vivem na sociedade, bem como sua relação com o Estado e as obrigações de cada cidadão dentro dela.
Contudo, ensinar sobre direitos humanos na sua instituição é de extrema importância. Vale ressaltar que o tema pode ser abordado de maneira direta ou transversal.
Algumas escolas informam que ensinam sobre o tema de maneira esporádica, reforçando que é abordado sempre que existe a oportunidade. Como funciona na sua instituição?
Por que abordar o tema de Direitos Humanos nas Escolas?
Analisando o contexto educacional, conteúdos voltados aos Direitos Humanos são pertinentes em diversos pontos. Além do assunto estar presente no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares. Contudo, é importante informar que, este assunto faz parte das questões de Ciências Humanas e Linguagens, incluindo também a Redação.
Em suma, o tema de Direitos Humanos está presente e centralizado em ao menos duas competências. Uma delas trata-se do desenvolvimento da proposta de intervenção ao tema, feito durante a redação é citado expressamente a necessidade e respeito aos Direitos Humanos.
A outra questão é referente à compreensão da proposta da redação, contando com dissertações diretamente ligadas à essa questão. Contudo, um aluno que ignorar esse tema dificilmente conseguirá elaborar um texto satisfatório para essa avaliação.
Qual a importância de levar esse tema para as Escolas?
Diante ciclos com maior número de conflitos, é primordial compreender que todos na sociedade possuem direitos, não apenas aqueles que concordam ou se parecem. Contudo, se queremos uma sociedade que respeite os princípios, é necessário ensinar e discutir esse tema nas escolas.
Trazer esse assunto para as instituições de ensino impacta diretamente na formação de cidadão conscientes e comprometidos eticamente com a sociedade. Enfatizando a função social da escola.
Além disso, esse conteúdo deve ser apresentado desde a Educação Infantil – assim como a Educação Financeira. É importante focar na igualdade de direitos e oportunidades desde pequenos.
Em suma, a medida em que os alunos amadurecem, começam a ter um entendimento um pouco mais claro sobre como funciona a sociedade. Já no Ensino Fundamental e Médio, os educadores e gestores devem instruir os alunos sobre discussões especificas sobre a importância dos Direitos Humanos na sociedade e em sua rotina.
Como levar o tema de Direitos Humanos para as Escolas?
É importante criar espaços para debater este tema, tanto para os educadores quanto para os alunos. Analisar recursos de participação também é eficiente nesse aspecto. Diante disso, é possível realizar debates, congressos, festivais, mostras culturais e feiras que estimulem a discussão e o engajamento.
Contudo, as escolas devem ter atenção à qualidade dos materiais didáticos que é utilizado em sala de aula. O material didático da FORME é um modelo de conteúdo que aborda esse tema de maneira correta, relacionando-o a Educação Financeira, diversidade, liberdade de expressão e cultura.
Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar
– O que é a função social da escola?
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.