Comunicação Assertiva

Qual a necessidade da comunicação assertiva nas escolas?

Utilizar a comunicação assertiva molda um ambiente escolar para além de interações diárias, impactando positivamente no clima e cultura da instituição.

Contudo, a comunicação assertiva é transformadora nas escolas. Estude algumas estratégias para alcançar e desenvolver essa habilidade, através da empatia, comunicação não violenta, confiança no próximo e educação socioemocional.

Mas afinal, o que é comunicação assertiva?

No contexto educativo, ela consiste na divulgação de ideias de forma explícita, todavia de maneira não beligerante, acatando as manifestações alheias. Simplificando, refere-se ao dom de se manifestar de maneira aberta e leal, salvaguardando a consideração mútua.

Por que a comunicação assertiva é fundamental para as instituições de ensino?

Sua relevância se destaca por inúmeras razões. Observe!

Estimula o diálogo sincero

Promove um ambiente propício à discussão sincera entre educadores, discentes e demais membros da comunidade acadêmica. Tal prática encoraja o compartilhamento de ideias, facilita a administração de desavenças e amplia as conexões humanas, contribuindo para a inclusão educacional.

Fomenta o exercício da audição atenta

Adotando um posicionamento assertivo, não apenas se articula de maneira direta, mas igualmente se demonstra receptivo à escuta. A habilidade de ouvir atentamente é imprescindível na escola, porquanto propicia uma melhor compreensão das expectativas dos alunos, dos colegas e dos familiares.

Destaca a consciência sobre a importância do diálogo

Incentivando a comunicação assertiva, o estabelecimento educacional promove a percepção de todos sobre o valor dessa modalidade de interação. Isso institui uma cultura onde a comunicação é valorizada, sendo considerada essencial para o triunfo pedagógico.

Como se pratica a comunicação assertiva?

Veja exemplos que podem iluminar e promover a prática desse tipo de intercâmbio. Siga!

Decisão partilhada

Não assertivo: “As diretrizes são estas. Conformem-se.”

Assertivo: “Propomos discutir coletivamente as diretrizes que favorecem a todos. Qual é a sua opinião?”

Atenção plena em discordâncias

Não assertivo: “Não é o momento para seus lamentos.”

Assertivo: “Reconheço suas inquietações. Propomos reunir-nos e dialogar para descobrirmos uma solução.”

Reconhecimento do valor do diálogo

Não assertivo: “Mais palestras são desnecessárias.”

Assertivo: “Estamos organizando um seminário para entender como um diálogo eficaz pode beneficiar nosso ambiente educativo. Quem deseja se juntar?”

Feedback encorajador

Não assertivo: “Seu desempenho está insatisfatório.”

Assertivo: “Vejo que existe espaço para progresso em sua atividade. Podemos avaliar juntos estratégias de melhoria?”

Introdução de recursos tecnológicos

Não assertivo: “Adotem essa plataforma porque é o que temos.”

Assertivo: “Estamos integrando este recurso tecnológico para melhorar nossa interação. Vamos descobrir juntos suas vantagens para todos.”

Programas de diálogo interpessoal

Não assertivo: “Há um novo programa de tutoria. Lidem com isso.”

Assertivo: “Iniciaremos um programa de tutoria. Quem está disposto a sugerir formas de otimizá-lo para o benefício de todos?”

Valorização dos sucessos

Não assertivo: “Trabalho aceitável, todos.”

Assertivo: “Desejo destacar a dedicação do time no projeto X. Cada contribuição foi distinta. Vamos comemorar essa conquista coletivamente!”

Colaboração frente a desafios

Não assertivo: “Apareceu um empecilho. Solucionem.”

Assertivo: “Nos deparamos com um desafio e queremos escutar sugestões de todos para vencê-lo. Alguma ideia?”

Quais são as vantagens da comunicação assertiva no âmbito escolar?
  • Proporciona um ambiente de ensino mais receptivo;
  • Incrementa a performance acadêmica, tanto de estudantes quanto de professores;
  • Transfere o aprendizado para o âmbito pessoal;
  • Equipa para enfrentar desafios no cenário profissional.
Nesse sentido, os artigos abaixo vão te ajudar

– O Papel Vital da Gestão Escolar no Organismo Educacional

– Por que falar sobre Direitos Humanos nas escolas?

– Desenvolvimento socioemocional alinhado à BNCC