Utilizar a comunicação assertiva molda um ambiente escolar para além de interações diárias, impactando positivamente no clima e cultura da instituição.
Contudo, a comunicação assertiva é transformadora nas escolas. Estude algumas estratégias para alcançar e desenvolver essa habilidade, através da empatia, comunicação não violenta, confiança no próximo e educação socioemocional.
Mas afinal, o que é comunicação assertiva?
No contexto educativo, ela consiste na divulgação de ideias de forma explícita, todavia de maneira não beligerante, acatando as manifestações alheias. Simplificando, refere-se ao dom de se manifestar de maneira aberta e leal, salvaguardando a consideração mútua.
Por que a comunicação assertiva é fundamental para as instituições de ensino?
Sua relevância se destaca por inúmeras razões. Observe!
Estimula o diálogo sincero
Promove um ambiente propício à discussão sincera entre educadores, discentes e demais membros da comunidade acadêmica. Tal prática encoraja o compartilhamento de ideias, facilita a administração de desavenças e amplia as conexões humanas, contribuindo para a inclusão educacional.
Fomenta o exercício da audição atenta
Adotando um posicionamento assertivo, não apenas se articula de maneira direta, mas igualmente se demonstra receptivo à escuta. A habilidade de ouvir atentamente é imprescindível na escola, porquanto propicia uma melhor compreensão das expectativas dos alunos, dos colegas e dos familiares.
Destaca a consciência sobre a importância do diálogo
Incentivando a comunicação assertiva, o estabelecimento educacional promove a percepção de todos sobre o valor dessa modalidade de interação. Isso institui uma cultura onde a comunicação é valorizada, sendo considerada essencial para o triunfo pedagógico.
Como se pratica a comunicação assertiva?
Veja exemplos que podem iluminar e promover a prática desse tipo de intercâmbio. Siga!
Decisão partilhada
Não assertivo: “As diretrizes são estas. Conformem-se.”
Assertivo: “Propomos discutir coletivamente as diretrizes que favorecem a todos. Qual é a sua opinião?”
Atenção plena em discordâncias
Não assertivo: “Não é o momento para seus lamentos.”
Assertivo: “Reconheço suas inquietações. Propomos reunir-nos e dialogar para descobrirmos uma solução.”
Reconhecimento do valor do diálogo
Não assertivo: “Mais palestras são desnecessárias.”
Assertivo: “Estamos organizando um seminário para entender como um diálogo eficaz pode beneficiar nosso ambiente educativo. Quem deseja se juntar?”
Feedback encorajador
Não assertivo: “Seu desempenho está insatisfatório.”
Assertivo: “Vejo que existe espaço para progresso em sua atividade. Podemos avaliar juntos estratégias de melhoria?”
Introdução de recursos tecnológicos
Não assertivo: “Adotem essa plataforma porque é o que temos.”
Assertivo: “Estamos integrando este recurso tecnológico para melhorar nossa interação. Vamos descobrir juntos suas vantagens para todos.”
Programas de diálogo interpessoal
Não assertivo: “Há um novo programa de tutoria. Lidem com isso.”
Assertivo: “Iniciaremos um programa de tutoria. Quem está disposto a sugerir formas de otimizá-lo para o benefício de todos?”
Valorização dos sucessos
Não assertivo: “Trabalho aceitável, todos.”
Assertivo: “Desejo destacar a dedicação do time no projeto X. Cada contribuição foi distinta. Vamos comemorar essa conquista coletivamente!”
Colaboração frente a desafios
Não assertivo: “Apareceu um empecilho. Solucionem.”
Assertivo: “Nos deparamos com um desafio e queremos escutar sugestões de todos para vencê-lo. Alguma ideia?”
Quais são as vantagens da comunicação assertiva no âmbito escolar?
- Proporciona um ambiente de ensino mais receptivo;
- Incrementa a performance acadêmica, tanto de estudantes quanto de professores;
- Transfere o aprendizado para o âmbito pessoal;
- Equipa para enfrentar desafios no cenário profissional.
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– O Papel Vital da Gestão Escolar no Organismo Educacional