Estamos em um período do ano que as atenções se dobram para o processo de rematrícula, e muito se fala sobre um processo de rematrícula eficiente, que tenha uma taxa de conversão satisfatória, que os pais e responsáveis estejam engajados e dispostos a participar ativamente do processo de rematrícula.
Além de toda ansiedade vivida pelo gestor escolar do processo de rematrícula, temos a evasão natural, e a captação de alunos novos, visando garantir um crescimento efetivo no faturamento, e no tamanho da escola.
Já conhecemos a máxima, ou sua escola está crescendo, ou ela está morrendo. No mundo empresarial, ou você está em crescimento ou sua empresa está em declínio, nada é constante!
Mas nesta época do ano, muito se fala na captação de alunos, e nas rematrículas, mas não podemos esquecer o tão comentado REAJUSTE DA MENSALIDADE!
Como reajustar? Qual o percentual de reajuste permitido? O PROCON lançou um percentual, devo seguir? Com esses valores de reajustes, terei lucro suficiente?
Essas são perguntas que estão na mente dos gestores nesta época do ano.
Seria irresponsabilidade minha dizer que não faz sentido essas perguntas. — Sim, elas fazem muito sentido!
E para responder façamos algumas reflexões:
Sua precificação neste ano, está sendo capaz de gerar lucro?
Sua escola está competitiva no mercado?
Por que o pai deveria te escolher, perante seus concorrentes?
Essas são algumas perguntas que faço para poder assim diagnosticar seu momento atual, se você está gerando lucro todos os meses, isso já te permite ficar um pouco mais tranquilo, pois sua precificação já está correta, porém se sua resposta for negativa, temos um grande ponto de atenção.
Se a sua escola já demonstra para as famílias potenciais competitivos, isso mostra que seu posicionamento está sendo conquistado no mercado.
O processo de escolha das famílias está pautado cada dia mais nos projetos que a escola desenvolve, das atividades que ela se propõe a realizar, das atividades extracurriculares que ela disponibiliza.
Vivemos a era da informação, e tudo isso está de muito fácil acesso para todas as famílias pelas redes sociais.
Como realizar o reajuste da mensalidade escolar para 2024?
Precificar de forma correta é a base central para ter lucro no seu empreendimento.
Para reajustar a mensalidade de forma correta recomendo primeiro fazer uma análise, caso ainda não tenha feito, de como está o ano de 2023, se está acontecendo como o esperado, dessa forma seu processo será mais simples e fácil.
Se não estiver adequado, você tem em suas mãos a melhor oportunidade possível para regularizar isso. O reajuste da mensalidade deve seguir alguns critérios:
•Taxa de inflação prevista para o próximo ano.
• Percentual médio de reajuste de salário dos professores.
• Inovações previstas para o ano letivo de 2024.
Não se esqueça, não existe percentual de reajuste previsto em lei, o que existe é uma previsão de reajuste baseado nos índices atuais.
Atualize sua tabela de valores contemplando atividades extras que serão inseridas no seu dia a dia, educação financeira continua sendo um grande diferencial, que te possibilitará melhorar sua precificação por ser algo de valor que estará disponível para as crianças e jovens.
E por último, se sua precificação está defasada neste ano, não permita viver mais um ano, pagando para trabalhar, escola é uma empresa, e precisa gerar lucro.
Então arrume sua precificação, melhore seu posicionamento, use e abuse das redes sociais, afinal, a boca a boca mudou, agora o que temos é:
— Vou te mandar um print bem legal de uma escola!
Lucas Klayn
CEO – Dona de Escolinha
Artigos que te irão te ajudar:
– Como conciliar a gestão escolar com a gestão de pessoas
– A Importância do Projeto Político-Pedagógico Atualizado
– A importância da Liderança e Inovação na Educação
– 5 dicas para melhorar a retenção de alunos
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.