Projetos Multidisciplinares

Saiba como implementar projetos multidisciplinares

Uma maneira eficiente de engajar os alunos no processo de ensino e aprendizagem são os projetos multidisciplinares. Esse tipo de abordagem enfatiza a interação de diversos saberes, lembrando que essa interação está muito presente no Novo Ensino Médio e no Enem 2024.

 

Para além disso, implementar projetos multidisciplinares não é algo simples e exige uma colaboração entre os educadores e a gestão escolar. Na prática, esses projetos instigam a autonomia e protagonismo do estudante, pontos extremamente importantes nas diretrizes da BNCC.

 

Saiba que quando bem planejado, os benefícios são para toda a instituição, trazendo cooperação e dinamicidade.

 

Continue a leitura e saiba quais projetos multidisciplinares implementar, além de conferir quais são os demais benefícios para a sua instituição.

 

Afinal, o que são projetos multidisciplinares?

Trata-se de uma proposta pedagógica onde determinam um tema para trabalharem sob a ótica de diversas disciplinas. Exemplo: a matéria de matemática ser abordada pelo professor de história ou educação física.

 

Contudo, é importante atentar-se a cada método de trabalho, pois cada docente tem o seu próprio universo. Dessa forma, as matérias permanecem divididas, mas sem um diálogo intenso entre elas, o oposto do que acontece na interdisciplinaridade.

 

Os projetos multidisciplinares também mostram aos alunos que um mesmo tema tem impacto em divergentes campos de conhecimento, sendo extremamente benéfico para a aprendizagem, estimulando a capacidade de análise e despertando a curiosidade.

 

Como gestor escolar, é necessário estar atualizado para implementar esse projeto de maneira eficaz.

 

Confira abaixo alguns exemplos de como unir componentes curriculares e criar projetos interessantes:

 

Robótica e Física

A física e robótica são componentes curriculares visceralmente conectados, e a escola pode criar muitos projetos entre eles.

 

Uma boa opção é estudar os conceitos da física mecânica, como atrito e aceleração, com o professor de matemática. Em conjunto, eles podem desenvolver um carrinho motorizado na aula de robótica, assim o aluno conseguirá a teoria que estudou anteriormente.

 

Biologia e Educação física

No decorrer do ensino de Biologia no Ensino Médio, os alunos têm contato com a matéria de Fisiologia e estudam sobre o funcionamento do corpo humano, enquanto na Educação física aprendem sobra a importância de se exercitarem.

 

Uma alternativa para criar uma multidisciplinaridade entre essas duas matérias é utilizar atividades feitas na Educação física para demonstrar o que acontece com o nosso corpo quando nos exercitamos ou fazemos algum esforço.

 

Esses são apenas algumas opções e exemplos de como desenvolver um projeto multidisciplinar de acordo com as matérias que já existem na grade de ensino. Use a criatividade e faça o seu projeto junto ao corpo docente.

 

Quais são os benefícios dos projetos multidisciplinares?

Como informado anteriormente, os projetos multidisciplinares ajudam e facilitam o processo de aprendizagem de cada aluno, pois com ele os alunos conseguem enxergar de uma outra perspectiva determinado assunto.

 

Abaixo você irá conferir os principais benefícios práticos para os alunos, que estão relacionados a aplicação dos projetos multidisciplinares. Verifique cada um deles e entenda o porquê você como gestor escolar precisa inseri-los na sua instituição.

 

Ajuda o aluno a entender que as matérias proporcionam conhecimentos interligados

Sabemos que em todas as escolas existem a grade de matérias, e todas, separadas uma da outra. Isso traz um pouco de dificuldade para que os alunos enxerguem a importância de determinado assunto fora da sala de aula.

 

Dessa maneira, a aprendizagem pode parecer um pouco “sem sentido” para os alunos, e consequentemente, surge a famosa dúvida: “para que estou aprendendo isso?”

 

Os projetos multidisciplinares são aliados importantíssimos para ajudar o estudante a enxergar o mesmo conteúdo, em um cenário diferente. Isso exemplifica e facilita a entender como as disciplinas estão ligadas, favorecendo a sua aplicabilidade durante as aulas.

 

As matérias ficam atrativas

Quando o aluno percebe e entende que pode utilizar conteúdos como matemática, na sua aula de educação física ou história, ele amplia sua visão sobre a matéria.

 

Desta forma, um tema onde ele encontrou alguma dificuldade pode se tornar algo mais compreensível através de associações, tornando-o mais engajado no processo de aprendizagem. Além de ficar ainda mais atrativo pois ele percebe e enxerga como esse tema se conecta com situações da sua vida fora da escola.

 

Esses são apenas alguns dos benefícios que os projetos multidisciplinares trazem para a sua escola, aplicando-o você conseguirá verificar no mínimo mais 4 benefícios para o aluno, educador e escola.

 

Continue acompanhado o blog da FORME e fique por dentro de todas as tendências educacionais.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.