5 atividades para fazer com as crianças nas férias

O período de férias é uma das fases mais aguardadas durante o ano letivo, principalmente pelos alunos. As crianças estão cheias de energias e prontas para se divertirem. O que acha de usar esse tempo para aproveitar a companhia delas e realizarem um programa simples e brincadeiras de Educação Financeira, mas que consigam estar juntos e aproveitarem no meio da rotina?

 

Para que você consiga criar um planejamento das férias com o seu filho e tempo de qualidade, preparamos algumas sugestões especiais para fazerem juntos.

 

É importante que converse com a criança para entender qual a sua preferência de passeios e atividades, para que todos estejam contentes. Lembrando, quando você questiona e ouve o seu filho, ele se sente importante e fica mais confortável para falar o que acha e pensa sobre as coisas.

 

Confira abaixo 5 atividades para fazer nas férias com as crianças.

 

1 – Noite do pijama

Muitas crianças adoram fazer esse programa e isso gera tanto sucesso, que já virou até tema de aniversário. No quarto ou na sala, providencie colchões ou até mesmo almofadas que acomodem toda a família e pense em um cardápio simples, como: cachorro-quente, pipoca ou lanches. Escolham juntos filmes, livros e brincadeiras.

 

2 – Dia da semana temático

Escolha um dia da semana para o dia temático, onde você e seu filho decidem juntos qual será o tema, como: “Dia temático do Havaiano” ou “Dia temático do Mexicano”, conversem e definam juntos quais serão as temáticas de cada semana, use a criatividade. Assim que decidido, é só escolher quais comidas irão fazer, se irão usar alguma roupa específica ou até mesmo decorar a casa! Tudo à critério da família.

 

3 – Artesanato

O que acha de promover a reciclagem incentivando o seu filho a transformar em arte? Use itens, como: garrafas PET, jornais, latas de refrigerantes, embalagens de iogurtes, rolinhos internos do papel higiênico, tampinhas e copinhos de plásticos. Separe materiais, como: tesoura, barbante, cola, grampeador, entre outros e pronto! A oficina de artesanato de vocês estará pronta.

 

É importante que os pais acompanhem toda essa atividade, para que a criança não se machuque com nenhum item dos materiais. Após criarem suas peças de arte juntos, realizem uma exposição em casa para mostrar o resultado final para a família.

 

4 – Dia da Fotografia

Realize uma saída fotográfica com o seu filho e tirem fotos de um tema que escolham juntos, como: monumentos, insetos, natureza, árvores, paisagens urbanas, etc. Tirem através do celular mesmo! Façam essa saída juntos, selecionem as melhores fotos e criem uma mostra em casa. Quem sabe em uma brincadeira dessas, isso não possa virar um hobby ou até mesmo uma vocação.

 

5 – Piquenique

Escolham um parque que todos da família gostem e façam um piquenique juntos. Será um momento de lazer e diversão para a família, decidam juntos quais serão as comidas que levarão para o parque e preparem juntos cada uma delas, essa atividade fortalecerá o vínculo familiar e mostrará como é importante denominar tarefas e cumpri-las para que tudo dê certo.

 

É valido também aproveitar o período de férias para engajar a educação financeira com o seu filho, então pense sobre adotar para esse segundo semestre se irá oferecer para o seu filho uma mesada ou poupança e qual será a melhor opção para ele, analisando sobre o que ele irá aprender com a mesada e como isso o ajudará sobre criar um senso consciente voltado as finanças.

 

Ressaltando que o consumismo infantil existe e receber uma mesada ou poupança influenciará diretamente para que seu filho entenda sobre o poder do dinheiro e qual a importância de usá-lo corretamente.

 

Essas são apenas algumas sugestões de atividades, para realizarem juntos nesse período de férias juntos. Esperamos que essas atividades proporcionem bons momentos em família e crie memórias especiais para vocês.

 

Façam também brincadeiras que incentivam a Educação Financeirautilizem a sucata em casa, além de se divertirem juntos, irão aprender de forma leve quais os benefícios que a educação financeira trará para você e sua família.