Utilizar o entretenimento ou eduentretenimento em sala de aula, permite que os alunos façam conexões entre as concepções e suas vivências.
Contudo, o entretenimento como ferramenta pedagógica é fundamentando na ideia de que, o engajamento e a motivação dos alunos são fundamentais para o processo de aprendizagem.
Em suma, integrar para as aulas elementos lúdicos, emocionais e interativos, incentivam o interesse dos mesmos. Desta forma, impulsionando a curiosidade intelectual, facilitando o conhecimento e habilidades sociais.
Através dessa abordagem pedagógica, os alunos fazem conexões entre os conceitos que aprendem em aula e a suas vivências reais.
Utilize filmes, histórias, vídeos e visitas a museus para ajudar os alunos a entender como os conteúdos abordados em sala se aplicam na realidade, tornando o aprendizado atrativo e eficaz.
Isso fará com que eles associem aprendizados com vivências, estimulando a curiosidade e compreensão aprofundada sobre os temas abordados em aula.
Para que as vantagens do entretenimento com a educação se estabeleçam, é necessário que os alunos sejam vistos como pessoais sociais e emocionais, que exercem um papel ativo e autodidata na sua aprendizagem.
O educador, neste caso, deixa o papel de “titular” do conhecimento e posiciona-se apenas como mediador. Neste caso, ele acompanha e intervém os alunos, além de incentivar reflexões importantes para a criação de um ambiente independente.
Contudo, aprender não se limita apenas a transmitir conhecimento, mas sim ao desenvolvimento da autonomia de quem aprende.
Visto que o entretenimento como ferramenta pedagógica traz diversos pontos positivos, podemos refletir sobre exemplos de abordagem para serem inclusas no planejamento escolar e nos planos de aula.
Utilizando brincadeiras e jogos educativos, os alunos são desafios a lidar e solucionar problemas, promovendo seu pensamento crítico, tomada de decisões e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Além disso, todas as brincadeiras e jogos educativos podem ser adaptador para às necessidades dos alunos, permitindo um aprendizado personalizado, exclusivo e incluso.
Utilizar filmes, vídeos e até mesmo a animação Astrodin e a Aventura Financeira são ótimos para proporcionar uma abordagem multimídia, onde os alunos conseguem visualizar conceitos de forma perceptível.
Contudo, através dessa abordagem os jovens e crianças conhecem os personagens, onde se identificam através de um processo ou sonho, ocasionando em representatividade e empatia.
Em suma, ressaltamos que para além da ficção, é importante apresentar e incluir no seu plano de aula vídeos e desenhos que tragam conteúdos, sendo eles experimentos científicos, histórias relevantes e reflexões que estimulem o pensar e o desenvolvimento crítico.
Com o Astrodin e a Aventura Financeira os alunos conseguem desenvolver todos esses sentidos, lembrando que trata-se da nossa animação sobre educação financeira, ensinando as crianças e jovens a realizarem os seus sonhos através de conceitos financeiros, poupando, investindo, etc.
Utilize também a música na educação infantil para desenvolver os alunos de forme emocional. Dessa forma, engajando a expressão criativa e a conexão com os temas abordados.
Em suma, a tecnologia interativa é uma boa maneira de unir entretenimento, diversão e aprendizado. Seja por aplicativos (FORME Play), plataformas digitais (Astrodin e a Aventura Financeira) ou até realidade virtual, trata-se de uma abordagem moderna para o ensino.
Essas ferramentas pedagógicas promovem simulações interativas, atividades personalizadas e experiências virtuais. Dessa forma, levando os alunos a explorarem conceitos de forma prática e perceptível.
As ferramentas pedagógicas alinhadas ao entretenimento são capacitadas para ativar diversas áreas do cérebro, potencializando a curiosidade, criatividade e imaginação.
Em suma, engajamos um aprendizado personalizado, proporcionando métodos variados para aprender um mesmo assunto. Dessa forma, valorizando o conhecimento lúdico, tornando o ensino ainda mais significativo.
Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar
– Como usar a gamificação na Educação Financeira
– A importância da arte na educação infantil
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