Celulares em sala de aula

Quais são os desafios dos celulares em sala de aula?

Diante dos desafios corriqueiros das instituições, educadores e gestores escolares buscam pela mesma resposta: o celular é um vilão na sala de aula?

Sabemos que hoje, o celular em sala de aula trata-se de uma realidade inevitável, onde o mundo inteiro debate sobre esse assunto. Contudo, o celular deve mesmo ser considerado um vilão das escolas do século XXI?

Muitos supõem um item de distração, outros visualizam um potencial para engajar e melhorar o processo de aprendizagem. Diante disso, a comunidade escolar precisa se adaptar e buscar soluções para cada aluno e escola.

É preciso analisar que, os alunos de hoje cresceram imersos no mundo digital. Com isso, tiveram um rápido acesso às informações e interações dinâmicas que moldaram suas expectativas referente ao aprendizado. Isso também está relacionado aos métodos de ensino.

Por isso, a FORME busca trazer soluções que sejam engajadas e eficazes, tornando o ensino atrativo para os alunos. Acesse gratuitamente a animação do Astrodin e o FORME Play.

Uma dica para os professores: busquem conhecer os alunos, isso irá ajudar a criar estratégias de aprendizagem assertivas.

Em suma, continue a leitura e confira estratégias eficazes para os alunos com celulares em sala de aula.

4 estratégias para os desafios dos celulares em sala de aula

Pontuamos os principais pontos de como engajar um bom aprendizado, sendo: dinâmica de aula, capacidade de conectar os conteúdos com o cotidiano dos alunos e principalmente, a estratégia pedagógica.

Dentre as estratégias, as 4 principais e eficazes são:

  • Inserir a tecnologia como recurso pedagógico no processo educativo, como mencionamos, o FORME Play.
  • Engajar e desafiar o pensamento analítico de maneira autônoma dos alunos.
  • Criar estratégias que promovam a participação ativa e colaborativa.
  • Envolver os alunos nas atividades e nas aulas.

Utilizando as estratégias acima, os professores contribuem positivamente para um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico. Contudo, é necessário atentar-se a outros pontos fundamentais para o sucesso do conhecimento.

Saiba ouvir os alunos – Chave da Educação Potencializada

Antes de utilizar qualquer estratégia, existe um ponto específico que é fundamental para o sucesso com os alunos: saber ouvi-los. Contudo, mesmo o celular sendo pontuado como vilão, é importante pontuar que ele não é o único motivo de distração.

Os alunos têm necessidades próprias para utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizado. Por exemplo: pesquisas e trabalhos escolares, são feitos em sua maioria, através de pesquisas digitais.

Essa aproximação com a tecnologia só mostra que, além de ferramenta, ela faz parte da vida dos alunos. Em suma, buscar novas estratégias é necessário para tornar as aulas mais envolventes e atrativas para os alunos.

Pratique a escuta ativa com alunos e crie experiências de aprendizagem motivadoras e reais. Dessa forma, os estudantes estarão cada vez mais atentos às suas necessidades e interesses.

Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar

– Aprenda como usar o FORMECast na sala de aula

– Qual a necessidade da comunicação assertiva nas escolas?