Quando falamos em “arte”, o que vem a sua mente? Com certeza são muitas possibilidades, desde de algo que represente diversão até uma forma de expressar ideias e sentimentos. É exatamente nesta abrangência de possibilidades que está a importância da arte na educação infantil.
Através de trabalhos artísticos, é possível explorar a criatividade dos alunos, desenvolver hábitos socioemocionais e competências motoras. O contrário disso fará com que se perca o sentido pedagógico e lúdico que deveria ter.
Neste artigo iremos abordar a necessidade de investir em arte na educação infantil e trazer dicas de como utilizá-la da maneira correta!
Qual a importância da arte?
A arte em formato de expressão está presente na vida do ser humano desde a pré-história. Um exemplo disso são as pinturas rupestres.
As pessoas utilizam danças, música, desenhos, entre outras maneiras de expressão para se comunicar, fazer críticas, transmitir conhecimento, expor sentimentos e lidar com o mundo ao seu redor.
A arte sempre esteve ligada ao desenvolvimento da sociedade ao longo dos anos e para cada época existiu um movimento específico, como:
– Arte Bizantina, da Idade Média;
– Impressionismo, da Idade Contemporânea;
– Renascimento, Idade Moderna.
Trazendo a arte para o contexto educacional, é notável tamanha importância para o desenvolvimento dos alunos. É através dela que as crianças conseguem compreender a evolução social do mundo ao longo do tempo.
O ensino da arte, especialmente durante a educação infantil, auxilia as crianças a se comunicarem. Utilizando desenhos eles conseguem expressar o que entendem e acham do mundo, seus medos, momentos felizes, entre outros.
Além disso, a arte ajuda os alunos no seu processo de autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades relacionadas à criatividade, coordenação, pensamento crítico e autonomia.
Qual o benefício da arte na educação infantil?
Como informado durante o nosso artigo, a educação artística é benéfica e necessária para o desenvolvimento das crianças por muitas razões, alguns dos principais motivos para adotá-la são:
- Motiva a criatividade: a arte estimula que as crianças deixem a imaginação fluir e possam encontrar diversas soluções para resolver ou amenizar problemas, engajando e estimulando a criatividade;
- Facilita à escrita: para conseguir escrever, as crianças necessitam de habilidades motoras mais refinadas, que são desenvolvidas com mais facilidade através de atividades como: desenhar, pintar, mexer com massinha e fazer colagens;
- Ajuda com as emoções: durante a educação infantil as crianças ainda estão entendendo o mundo ao seu redor e o seu desenvolvimento verbal, e por isso, encontram dificuldades para conseguirem expressar suas emoções com clareza. A arte é uma grande aliada para facilitar este processo;
- Estimula o autoconhecimento: a música, dança e teatro ajudam os pequenos a explorarem e desenvolverem habilidades corporais, compreendendo suas limitações e expressando seus pensamentos;
- Evolui as habilidades motoras: a arte melhora as habilidades motoras, seja através de trabalhos manuais ou do domínio do próprio corpo em atividades de dança e teatro.
Utilize também brincadeiras que incentivam a Educação Financeira para ajudar e engajar esses desenvolvimentos.
Para que todos esses benefícios aconteçam de uma maneira eficaz, é necessário que os educadores e gestores desenvolvam atividades artísticas com objetivos pedagógicos, valorizando e reconhecendo a importância da arte na educação e não só apenas como um passatempo.
Desta maneira, a instituição conseguirá proporcionar um ensino de qualidade para os alunos e se destacar cada vez mais no mercado educacional.
Artigos que irão te ajudar
– 4 propostas para melhorar a qualidade de ensino da sua escola
– O que é função social da escola?
– Gestão democrática e sua importância
– Formação continuada: Qual a importância para os professores?
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.