Os indicadores de qualidade na educação apontam aspectos importantes para o ambiente escolar. Esses parâmetros são usados em diversas situações e dimensões para calcular aspectos qualitativos e quantitativos, seja no nível do aluno, da turma ou da escola.
Assim, pode-se identificar os pontos fortes e fracos das escolas. Como resultado, com maior assertividade, é possível discutir e definir ações prioritárias para melhorar e, simultaneamente, avaliar e elevar o nível do ensino da escola.
Por isso, é importante saber quais são os principais indicadores de qualidade na educação. Continue a leitura e confira como os 11 principais indicadores de qualidade escolar estão subdivididos em três grupos:
- indicadores de qualidade escolar GERAIS
- indicadores de qualidade escolar de SALA DE AULA
- indicadores de qualidade escolar NACIONAIS
Indicadores de qualidade escolar gerais
Os indicadores de qualidade escolar gerais são cinco e visam avaliar a produtividade e a qualidade geral dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino.
Com valores estatísticos atribuídos, a escola pode e deve acompanhar e mensurar o desempenho dos serviços prestados. Dessa forma, conhecer os parâmetros existentes, facilita agir para melhorá-los.
Esses parâmetros avaliam diversos pontos. Veja quais são os cinco indicadores de qualidade escolar gerais.
- MÉDIA GERAL DE NOTAS dos alunos regularmente matriculados.
- Índices de APROVAÇÃO dos estudantes.
- Grau de EVASÃO ESCOLAR.
- NÍVEL DE SATISFAÇÃO do aluno e de toda a comunidade escolar.
- ACESSO À TECNOLOGIA e sua utilização.
Assim, a partir dessa análise, é possível avaliar a qualidade do ensino e tornar a gestão escolar cada vez mais eficiente e capaz de promover melhorias.
Indicadores de qualidade escolar de sala de aula
Os parâmetros dos indicadores de qualidade escolar de sala de aula são mais objetivos e, por isso, mais úteis para desenvolver estratégias que otimizam os resultados dos alunos no dia a dia.
Assim, é possível melhorar os processos de aprendizagem dos estudantes. Dessa maneira, eles têm mais autonomia nos estudos.
Por isso, é necessário focar na prática pedagógica e conhecer os alunos. Compreender suas diferenças, demonstrar interesse por eles e, simultaneamente, entender suas dificuldades e incentivar suas competências e talentos.
Veja os pontos avaliados pelos três indicadores de qualidade escolar de sala de aula.
- MÉDIA DE NOTAS e o GRAU DE APRENDIZAGEM nas disciplinas.
- PARTICIPAÇÃO dos estudantes.
- PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS e dos docentes em relação a todos.
A partir desses pontos, é possível entender o desempenho individual e da turma e, simultaneamente, alinhar o trabalho pedagógico do professor com os processos de aprendizagem de cada estudante.
Indicadores de qualidade escolar nacionais
Por fim, os indicadores nacionais de qualidade na educação estão relacionados ao Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).
Podem ser consideradas, também, as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Essas avaliações são instrumentos participativos para a melhoria da qualidade do ensino na escola, sendo possível comparar os resultados com outras instituições, ao nível nacional.
Os resultados são precisos e satisfatórios, conseguindo identificar gargalos na educação e orientar para algumas melhorias.
Ao nível nacional, veja quais são os últimos três indicadores de qualidade escolar.
- QUALIDADE DO ENSINO.
- QUALIDADE DOS SERVIÇOS prestados pela escola.
- DESEMPENHO DOS ALUNOS.
Esses são os 11 indicadores de qualidade na educação mais relevantes. Afinal de contas, possibilitam que as escolas tenham uma melhor percepção dos resultados obtidos.
Eles funcionam como uma espécie de guia, capaz de indicar o caminho do sucesso e da evolução das instituições de ensino em superEscolas.
Gostou desse artigo?
Temos muito mais em nosso blog. Acompanhem.
5 dicas para reter e captar alunos
Utilização de sucata na educação infantil
Link permanente