Na instituição de ensino em que você atua, existe inclusão? Você sabe quais ações são colocadas em prática para proporcionar um ensino de qualidade para os alunos, respeitando suas diferenças e limitações?
É importante ressaltar que, a educação é um direito de todo cidadão, estando garantida pela Constituição Federal.
Por essa razão, cidadãos que apresentam deficiência física e mental, além de minorias étnicas, devem ter acesso ao conhecimento acadêmico básico, podendo frequentar escolas regulares.
Contudo, muitas instituições de ensino não proporcionam um ambiente inclusivo e diverso, não dando o apoio necessário que os alunos precisam. Dessa forma, os gestores tornam-se protagonistas para a promoção e engajamento da inclusão na escola.
Refletindo sobre como engajar a inclusão dentro da sua instituição, continue a leitura e atente-se aos principais pontos.
O que é inclusão escolar e qual sua importância?
Apoiar a inclusão e diversidade na escola, significa garantir o acesso e permanência de alunos com diferentes necessidades e características dentro da instituição.
A escola inclusiva, impacta diretamente na quebra de preconceitos sociais, engajando também a aprendizagem de maneira colaborativa. Além disso, os alunos com necessidades especiais sentem-se acolhidos e motivados, desenvolvendo seu potencial ao máximo.
Quando a instituição age de maneira que promove e favorece a inclusão e diversidade, geram benefícios que impactam a curto e longo prazo, toda a comunidade escolar. Contudo, a inclusão na escola ainda é um desafio para muitas instituições pelo mundo.
Uma pesquisa realizada pela UNICEF para a América Latina, identificou que 70% das crianças que apresentam algum tipo de deficiência não frequentam a escola. Esse número é considerado extremamente alarmante, mostrando uma realidade que deve ser alterada em nossa sociedade.
Lembrando que de acordo com o art. 205 da Constituição, todo indivíduo tem direito à educação. Em suma, o art. 208 enfatiza e deixa claro sobre pessoas com necessidades especiais, devem ter atendimento especializado, preferivelmente na rede regular de ensino.
Contudo, é necessário engajar a inclusão e diversidade na escola, adequando metodologias de ensino, lembrando que todos possuem capacidade para se desenvolver e merecem uma aprendizagem de qualidade.
Diante os dados informados acima, é extremamente pertinente e necessário que a instituição de ensino esteja engajada em proporcionar um ensino inclusivo e diverso.
Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar
– O que os pais buscam em uma escola?
– Autismo na Educação Infantil: Estratégias para planos de aula
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.