Estratégias para lidar com a inadimplência nas escolas.

Estratégias para lidar com inadimplência

A inadimplência causa impactos intensos nas instituições privadas de ensino. Com a falta de recursos, o planejamento e o fluxo de caixa das escolas são afetados, comprometendo a oferta de um ensino de qualidade e até na continuidade de atividades.

 

Pensando nisso, é recomendando fazer uma boa gestão de inadimplência. O que isso significa? Realizar uma série de ações que envolvem estratégia, criatividade e organização para que a escola alcance melhores resultados financeiros.

 

Confira abaixo sugestões e estratégias para lidar com a inadimplência escolar!

 

GESTÃO FINANCEIRA E INADIMPLÊNCIA

 Considerado uma das maiores preocupações por parte dos gestores escolares, a falta de recursos faz com que as instituições acabem não cumprindo seus objetivos traçados e a qualidade dos serviços oferecidos. Como sua receita é centrada nas mensalidades dos alunos, a inadimplência reflete diretamente no planejamento estratégico e financeiro da escola.

 

Realizar esse planejamento de gestão da inadimplência deve se tornar um hábito. As instituições precisam estar atentas aos possíveis atrasos e não pagamentos das mensalidades. Desta maneira, a prevenção é sempre uma boa aliada para que a escola não se torne refém de circunstância externas.

 

É aconselhado planejar, dialogar e negociar de maneira constante e consistente, refletindo em uma boa saúde financeira da instituição.

 

Para te ajudar a prevenir e diminuir a taxa de inadimplência, separamos algumas ações e sugestões para que os débitos não se acumulem. Dá uma olhadinha!

REGRAS DE PAGAMENTO NO CONTRATO DE MATRÍCULA

 O contrato da matrícula é o documento que comprova e contesta os deveres da escola, dos pais e responsáveis e também servirá de embasamento legal para futuras cobranças e tomar medidas diante casos de não pagamento. Elaborar um bom contrato faz parte das estratégias relacionadas à inadimplência.

 

Para isso, é necessário que o gestor escolar ou responsável pelo setor financeiro, conheça a legislação vigente e entenda o que a lei prevê para casos de inadimplência. Estabelecendo cláusulas claras e objetivas, que respeitem os dispositivos legais, alinhando a todos sobre as condições estipuladas.

 

Desta forma, a escola pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) para cobrar judicialmente os débitos. Reforçando que, de acordo com a lei n° 9.870/99, a escola não pode suspender o estudante de provas escolares, reter documentos ou aplicar quaisquer penalidades pedagógicas em função da inadimplência.

 

O modelo ideal de um contrato, é onde você especifica os valores atualizados da mensalidade e a forma de pagamento definida (em quantas parcelas será esse pagamento). Além disso, indique um valor de multa para casos de atrasos, para que os responsáveis entendam e tenham conhecimento sobre essas condições de atrasos.

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Geralmente, a inadimplência está vinculada a falta de controle das famílias, tanto financeiramente quanto às tarefas de rotina. Pensando nisso, enviar lembretes às famílias pode evitar que boletos sejam esquecidos. Nossa sugestão é que você automatize o envio desses lembretes, através do sistema da escola, aplicativo de mensagens e e-mails.

 

Enviando essas notificações, você irá lembrar os pais e responsáveis sobre as datas de pagamento, ajudando a manter a programação em ordem. Contudo, é fundamental que esses canais de comunicação também sejam abertos para o retorno das famílias, para que possam sinalizar sobre imprevistos ou impedimentos, previamente.

Sabemos que um dos maiores desafios da gestão escolar é lidar com a inadimplência nas mensalidades, para manter a saúde financeira da instituição de ensino, equilíbrio do caixa e o bom relacionamento com os pais, é necessário desenvolver uma série de ações que envolvem organização, estratégia, disposição e criatividade.         

Acompanhe o nosso blog e confira dicas, propostas e tendências relacionados à Gestão Escolar.

 

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