A temporada de férias escolares é um momento de muita importância para a Gestão Escolar. Nesta fase, é necessário tomar diversas ações para que a escola possa ser útil aos pais e alunos sem estar com a rotina de aulas. Isso permite que a gestão escolar tenha um olhar mais cuidadoso para o planejamento e questões burocráticas da escola.
Especificamente, é neste período em que a gestão escolar precisa focar na infraestrutura, formação continuada dos professores e até mesmo no repouso e descanso dos colaboradores. Diante disso, é importante que analise o período que passou e garanta uma organização de sucesso para o ano de 2024.
Por isso, preparamos atividades para a gestão escolar realizar no período de férias!
Formação continuada e Lazer
Durante o ano letivo, é normal que os professores não tenham tempo para aperfeiçoar suas práticas educacionais. Afinal, lidam com uma alta quantidade de demandas. Diante disso, o período de recesso escolar é uma ótima oportunidade para iniciar cursos e estudos de formação continuada, até mesmo através do FORME Academy.
Além dos estudos, é necessário que os educadores aproveitem esse período para descansar e estimular sua criatividade. Com isso, o educador poderá voltar à sua rotina escolar com mais energia.
Manutenção na infraestrutura escolar
Proporcionar uma boa estrutura é indispensável para o processo de ensino e aprendizagem, mas sabemos que o processo de reforma prejudica a rotina de atividades escolares. Diante disso, a manutenção na infraestrutura escolar deve ser realizada durante o período de férias escolar.
Nesse sentido, a gestão escolar deve verificar se existem infiltrações, se a área elétrica e hidráulica estão funcionando adequadamente, se paredes precisam ser pintadas, entre outros pontos. Relacionado a isso, também é preciso atentar-se aos prazos de manutenção, para que sejam concluídos antes do início das aulas.
Planejamento pedagógico, financeiro e administrativo
O período de férias é o momento ideal para reorganizar as demandas que estão por vir, realizando o planejamento das ações da escola. Você decide em qual das férias irá realizar esse planejamento, seja no meio ou final do ano, é importante que analise o resultado que a sua escola alcançou.
Nesse sentido, a gestão escolar deve realizar reuniões com a equipe docente, definindo em conjunto os objetivos para o semestre e ano seguinte.
Para além disso, é importante reforçar que o planejamento escolar não está apenas relacionado ao setor pedagógico, mas também as questões administrativas e financeiras. Contudo, a gestão escolar deve avaliar os gastos e a receita da escola, para realizar a projeção do próximo ano.
Lembrando que, fazer o planejamento estratégico cuidadosamente impacta diretamente na saúde financeira do ano letivo.
Nesse sentido, os artigos abaixo irão te ajudar
– 4 propostas para melhorar a qualidade de ensino da sua escola
– Brincadeiras que incentivam a Educação Financeira
– O que a Gestão Escolar precisa saber para o final do ano letivo
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.