Aprimorar a educação brasileira por meio de 18 objetivos e 58 metas. Este o propósito e a pretensão do Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Novo PNE: 18 objetivos e 58 metas para aprimorar a educação

Mulher sorrindo com óculos de grau

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Por Raquel Tiburski
Diretora de Marketing e Vendas do supersistema Diário Escola

Em maio, falei do novo PNE (Plano Nacional de Educação) e do seu potencial para aprimorar o ensino e qualificar a educação brasileira. Hoje, volto a este importante tema e o amplio, com mais informações e a lista dos 18 objetivos e das 58 metas estratégicas.

O novo PNE (Projeto de Lei nº 2.614/24) visa transformar a educação no Brasil em 10 anos, por meio de com 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias. Sem dúvida, um desafio enorme.

Tecnologia no PNE: não é moda, é necessidade

O novo PNE propõe uma transformação digital estratégica. O próximo Plano Nacional de Educação destaca a educação digital como um eixo estruturante para a aprimorar a qualidade, promover a equidade e impulsionar a inovação no ensino brasileiro. Veja os principais pontos:

📡 universalização da conectividade de banda larga em todas as escolas públicas.

💻 garantia de um computador por aluno e por professor, como forma de fortalecer o uso pedagógico das tecnologias e o letramento digital.

👩‍🏫 formação continuada no uso de ferramentas digitais, com foco em práticas inovadoras.

🤖 adoção crítica, reflexiva e ética das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

📊 sistemas de avaliação e gestão baseados em dados, com supersistemas integrados para monitorar metas em tempo real e, como resultado, subsidiar políticas educacionais eficazes.

Esses eixos estão presentes em várias metas do plano e, com toda a certeza, refletem uma compreensão madura de que tecnologia é meio, não fim. Portanto, deve estar a serviço da aprendizagem e da gestão inteligente.

Em outras palavras, isso implica repensar a coleta de dados, a avaliação de resultados e a tomada de decisões. Então, ferramentas digitais inteligentes devem acompanhar o desempenho de cada aluno, a formação de professores e até a evolução das metas do PNE na sua escola com um único clique.Uma imagem contendo no interior, foto, mulher, remoto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Por que a personalização da aprendizagem será prioridade?

A personalização da aprendizagem está no centro das transformações educacionais globais. Portanto, o novo PNE reconhece isso ao:

  • estimular currículos flexíveis que respeitem ritmos, interesses e necessidades dos estudantes.
  • valorizar a educação em tempo integral por meio de projetos interdisciplinares e aprendizagens mais significativas e prazerosas.
  • reforçar o papel da tecnologia no monitoramento de trajetórias individuais de aprendizagem e na promoção de intervenções pedagógicas assertivas.

Em outras palavras, personalizar é garantir que nenhum estudante fique para trás. É enxergar o aluno como sujeito, e não como número.

Como o uso de dados e sistemas integrados pode transformar a gestão educacional?

O uso de dados qualificados e de um supersistema de gestão escolar permite que a escola deixe de operar no improviso e passe a tomar decisões estratégicas com base em evidências. Na prática, isso significa:

  • visualizar com clareza a frequência, o desempenho e o engajamento de cada estudante.
  • acompanhar indicadores pedagógicos, administrativos e financeiros em tempo real.
  • automatizar processos operacionais e reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas libera a equipe para focar no que mais importa: educar.
  • garantir transparência na comunicação com as famílias e maior agilidade no suporte às necessidades dos alunos.

Enfim, a gestão baseada em dados é uma das ferramentas mais poderosas para alcançar as metas do novo PNE.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Tecnologia e inovação: as grandes aliadas do PNE

Quando olhamos para os 18 objetivos, as 58 metas e 253 estratégias do novo PNE, fica claro que tecnologia e inovação não são apenas um “plus”, mas elementos essenciais para o sucesso do plano.

Mas, como isso chega até a sua escola? É nesse momento que a inovação e a tecnologia de gestão escolar fazem a diferença. Por exemplo, um supersistema de gestão torna possível integrar e coletar dados, analisar o desempenho dos alunos, otimizar a comunicação escolar, identificar gargalos e tomar decisões mais assertivas para melhorar o ensino.

Como o Diário Escola já antecipa essas mudanças ao lado das escolas parceiras?

É aí que o superApp Diário Escola entra em cena! Um supersistema de gestão escolar que já está comprometido com os princípios do novo PNE antes mesmo de sua aprovação. Nossas múltiplas soluções foram desenhadas para:

📲 digitalizar a comunicação escolar com canais organizados e moderados.

📊 unificar e otimizar a gestão pedagógica, acadêmica, administrativa, financeira e a comunicação escolar em um único supersistema de gestão escolar.

🧠 integrar inteligência artificial (DEia) para apoiar a rotina escolar e comunicação com as famílias.

📘 fornecer relatórios completos e indicadores estratégicos que apoiam a tomada de decisão.

👨‍👩‍👧‍👦 fortalecer a conexão e a proximidade com as famílias, promovendo transparência, presença e participação.

🎯 personalizar o acompanhamento escolar, com registros automáticos de frequência, desempenho e relatórios personalizados por turma ou estudante.

Em resumo, com o superApp Diário Escola, é possível:

  • CENTRALIZAR INFORMAÇÕES. 
  • ACOMPANHAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS. 
  • OTIMIZAR A GESTÃO. 
  • FACILITAR A COMUNICAÇÃO. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *