A pedagogia da escuta é uma linha pedagógica criada na Itália por Loris Malaguzzi, um grande educador da época de 1940 e considerado o pai da abordagem Reggio Emilia.
A pedagogia da escuta posiciona o aluno como protagonista do método educacional e trabalha a compreensão e atenção plena da equipe docente. Quando aplicada da maneira correta pela gestão, ela oferece muitos benefícios para o ensino e aprendizagem, como também para o desenvolvimento das crianças.
Como gestor escolar, é importante estar atento a tal prática caso queira manter-se atualizado sobre as novas demandas e tendências educacionais. Afinal, ações relacionadas para a autonomia do estudante são cada vez mais debatidas dentro da sociedade e ganham espaço frente às metodologias tradicionais.
Afinal, o que é a pedagogia da escuta?
Trata-se de uma abordagem educacional que valoriza e engaja a livre expressão da criança. Nesta abordagem, o papel do professor é ouvir com atenção e acolher o aluno em sua pluralidade.
Baseado nisso, é desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem, sempre priorizando os interesses e experiências vivenciadas por cada criança.
Como informado anteriormente, essa metodologia fundou-se na Itália, em específico na cidade de Reggio Emilia.
Durante uma visita de Loris Malaguzzi após o período da Segunda Guerra Mundial, ele notou o esforço e dedicação da população em conjunto para construir uma escola e ficou fascinado pela determinação de todos. Após envolver-se com as práticas educacionais do local, acabou mudando-se para a cidade.
Com o tempo, ele notou que muitas crianças tinham dificuldades para aprender, então, convocou uma reunião com pais e professores para decidirem o que podia ser feito.
A conclusão após essa reunião foi apenas uma: a melhor forma de trabalhar a aprendizagem infantil é ouvindo as crianças. A partir disso, foi criado uma nova experiência educativa com foco no protagonismo do aluno, na criação coletiva e na valorização das experiências cotidianas.
Hoje, as redes de ensino Reggio Emilia são referência mundial em educação. Inclusive, muitos educadores de diversos países vão até o local realizarem pesquisas.
O que a pedagogia da escuta envolve?
A mesma é pautada em quatro eixos principais:
- Arte;
- Criatividade;
- Documentação pedagógica;
- Processo de pesquisa protagonizado pela criança.
O objetivo é dar voz as crianças e ajuda-las a se identificarem como sujeitos e protagonistas. Para que isso aconteça de maneira eficaz, o ato da escuta-ativa é o fator chave.
Reforçando que falamos de escuta plena, onde o adulto de fato queira entender a criança (sem julgamentos). Neste caso, a escola precisa proporcionar um ambiente acolhedor para o aluno, onde ele se sinta seguro para expressar suas ideias e emoções.
Este é um cenário que exige comprometimento de toda a comunidade escolar.
Postura do docente na Pedagogia da Escuta
Com o método de Loris Malaguzzi, a aprendizagem é construída em conjunto entre aluno e professor. Para tal, é necessário que o docente reconheça que a criança é um indivíduo multidimensional e completo em si mesmo. Valorizando suas experiências, jeito de ver o mundo e sentimentos.
Uma escuta-ativa real é baseada na conexão com o outro. Desta maneira, o educador pode:
Benefícios dessa prática
- Fazer perguntas para os alunos, buscando entender melhor a sua explicação;
- Reconhecer o que a conversa está causando em si mesmo;
- Dedicar tempo ao processo;
- Ajudar o aluno a entender o que está sentindo;
- Ajudar o aluno a lidar com situações de maneira construtiva, sempre lembrando que cada indivíduo tem o seu jeito de ser;
- Ouvir com todo o corpo e não apenas os ouvidos.
Para além disso, existem diversos benefícios que a pedagogia da escuta trará para a sua instituição de ensino e para seus alunos. Sendo eles:
- Ensina o aluno a ser competente;
- Aumenta a capacidade de análise do aluno;
- Auxilia os alunos na compreensão dos sentimentos;
- Ensina a ouvir e ser ouvido;
- Ajuda na solução de conflitos.
Diante de tudo que apresentamos neste artigo e com dados sobre benefícios reais que essa prática traz, está na hora de colocar a Pedagogia da Escuta em prática na sua escola. Algumas formas de fazer isso:
- Marcar como são estabelecidas as relações entre os alunos, incluindo a forma como brincam;
- Utilizar essas anotações para elaborar planos de aula dinâmicos e participativos;
- Organizar a sala de aula e os ambientes da escola para que facilitem e estimulem a autonomia e locomoção dos alunos, evitando frases repreensivas, como: “não mexa nisso”, etc.
- Trazer materiais para as aulas que estimulem e engajem o pensar, para que explorem esses itens no seu próprio ritmo;
- Elaborar atividades que estabeleçam conexão entre os alunos, trabalhando questões como: respeito, liberdade e diversidade na escola;
- Incentivar perguntas que levantem reflexões sobre experiências vividas pelos alunos.
O gestor escolar precisa trabalhar com o corpo docente e a comunidade escolar os pontos e estratégias citados neste artigo, estando atento a novidades relacionadas a práticas pedagógicas.
Lembrando que isso é fundamental para proporcionar uma boa gestão.
Oferecer uma formação continuada para seus educadores influenciará em melhores resultados.
Acompanhe o nosso blog e fique atento as principais tendências e atualizações relacionadas ao mundo pedagógico.
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