Plano de aula para Educação Infantil

Plano de aula para Educação Infantil

Uma das principais fases de descobertas é durante a infância, especificamente quando os pequenos começam o processo da Educação Infantil. Neste momento, as crianças têm acesso as primeiras experiências fora do círculo familiar e conhecem a si e a sociedade ao seu redor.

É importante que os educadores e gestores entendam que essa etapa tem muito impacto na formação cidadã do aluno, e é totalmente guiada pelo plano de aula.

O plano de aula auxilia o docente a planejar e organizar a rotina de trabalho, melhorando a produtividade e qualidade. Produzi-lo exige atenção às legislações nacionais, as normas BNCC e as melhores práticas educacionais.

Confira abaixo quais são esses critérios.

O que cogitar para o seu plano de aula?

A elaboração do plano de aula focado na Educação Infantil deve ser direcionada ao que está definido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), onde têm a convivência e a brincadeira como pilares das práticas pedagógicas.

Temos também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que receita seis direitos de aprendizagem para essa etapa de ensino, sendo eles:

  • Conhecer-se;
  • Expressar;
  • Explorar;
  • Participar;
  • Brincar;
  • Conviver.

Essa receita também estabelece alguns campos de experiência, que devem ser inclusos no plano de aula de educação infantil:

  • Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • O eu, o outro e o nós.

Especificações do plano de aula

O plano de aula pode variar de acordo com o material didático e as preferências do educador. Contudo, eles devem permanecer de acordo com os requisitos da BNCC, onde é estipulado cinco especificações à serem indicadas em seu plano de aula.

1 – Conheça os alunos

Entender os alunos é uma das peças-chave para planejar qualquer aula e engajar uma educação inclusiva, pois cada estudante tem uma característica divergente, e uma metodologia que pode funcionar com um, pode não funcionar com outro.

2 – Conteúdo

O momento em que será estabelecido quais serão os assuntos para formular as atividades, considerando o plano de ensino e os temas que devem ser trabalhados nas etapas da Educação Infantil.

3 – Metas

Onde os pedagogos estabelecem o que os alunos devem aprender em aula, pois de acordo com os eixos estruturados, direitos de aprendizagem e áreas de experiência.

4 – Recursos e metodologias

As formas em que o docente irá abordar os temas e alcançar as metas também faz parte do plano de aula. O educador deve definir uma metodologia com uma capacidade eficiente de engajar e instruir os alunos, tornando-os agentes principais do processo de ensino e aprendizagem. Nesta etapa também é necessário realizar a seleção dos materiais que serão utilizados, livros e recursos tecnológico, como o FORME Play.

5 – Avaliação

Após definir e realizar as atividades, é o momento de efetuar a avaliação dos aprendizados adquiridos por cada aluno. Isso pode ser executado ao analisar as participações em aula ou o resultado das atividades, assim como o entendimento da evolução do desenvolvimento socioemocional e intelectual.

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