Práticas do gestor escolar de sucesso

A missão do gestor escolar vem mudando muito nos últimos anos. Antes as escolas buscavam por um profissional que cuidasse da administração e infraestrutura, hoje priorizam um executor responsável por mudanças.

 

É necessário que o gestor escolar tenha um posicionamento concentrado em ações democráticas e que inclua toda a comunidade escolar. Lembrando que essas são apenas algumas das práticas que um gestor escolar de sucesso deve ter.

 

Continue a leitura e confira as principais práticas para que o gestor desenvolva um ambiente escolar que seja construído a partir da colaboração e do trabalho coletivo!

 

Conheça a cultura organizacional da sua escola

Grande parte dos gestores escolares destinam parte do seu tempo às demandas orçamentárias e burocráticas, enquanto uma parte menor é direcionada às questões pedagógicas.

 

Dentro desse contexto, algumas atividades rotineiras, como: manutenção da infraestrutura, atendimento dos pais e responsáveis, controle financeiro e supervisão da limpeza ganham destaque. No entanto, o relacionamento com a comunidade escolar, o desenvolvimento dos alunos e a evolução do ensino dos professores (formação continuada) não recebem à devida atenção.

 

Esses pontos têm muita importância para a escola, definindo sua cultura organizacional. É importante que o gestor se atente em conhecê-los e acompanhá-los, pois são eles que vão instruir e direcionar a construção de um planejamento pedagógico efetivo para a sua realidade escolar.

 

Desenvolva sua liderança

Para as pessoas que pensam que liderança está vinculada a um título, saibam que estão enganadas. Um bom líder exerce influência e se torna referência no meio em que atua. Para os gestores escolares não é diferente, ele deve ser um modelo para toda a comunidade escolar.

 

Pelo fato da característica de liderança não ser pertencente ao ser humano, é necessário desenvolvê-la frequentemente. Dessa maneira, é possível progredir os resultados da escola e colaborar de forma significativa com o ambiente escolar.

 

É importante que você garanta que a equipe pedagógica terá um bom relacionamento entre pessoas, melhorando a comunicação com a comunidade escolar, lapidando os processos administrativos e gerindo da melhor maneira possíveis conflitos entre os alunos.

 

Esteja aberto a mudanças

Os mecanismos da educação são influenciados por fatores divergentes, como novas metodologias de ensino e tecnologias que surgem e se atualizam a cada ano. É indispensável que as escolas deixem de acompanhar essas mudanças, caso contrário, correm o risco de se tornarem ultrapassadas e acabam não se destacando da concorrência.

 

Outro ponto importante são as evoluções sociais, políticas e econômicas do país. Tratando-se de um cenário instável, o gestor escolar precisa estar atento e preparado para mudanças na legislação e burocracia escolar. Desta forma, é possível sugerir mudanças em situações de necessidade sem gerar conflitos, melhorando a qualidade de ensino.

 

Direcione responsabilidades

Algumas responsabilidades só podem ser resolvidas ou definidas pelo gestor escolar, mas quando se refere a outras atividades, o gestor pode delegar demandas para os demais membros da equipe.

 

Caso o gestor escolar hesite, ele corre o risco de se sobrecarregar com as tarefas, ocasionando o não cumprimento de todas as obrigações e obtendo prejuízos no relacionamento com as famílias dos alunos.

 

Uma boa atitude para ajudá-la nessa questão é incluir a equipe pedagógica no planejamento e tomar decisões de maneira democrática. Dessa maneira, você irá otimizar o seu tempo e potencializar as estratégias.

 

Para que você seja um gestor escolar de sucesso é importante que se atente a esses pontos, para não perder a qualidade que sua escola oferece, principalmente no atendimento e demanda com os pais.

 

Acompanhe o blog da FORME, fique por dentro das tendências educacionais e torna sua escola um destaque na região.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.