Qual o impacto da Educação Financeira na sociedade?

São muitos os impactos causados pela Educação Financeira dentro da sociedade, tanto para quem se reeduca já na vida adulta quanto para quem recebe essa educação dentro das escolas.

 

Estamos sempre lembrando sobre a importância da educação financeira e principalmente, como receber essa alfabetização financeira enquanto criança geram muitos resultados.

 

Refletindo sobre esses temas, a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico informou que a Educação Financeira durante a infância é de grande relevância e ocasiona uma população instruída e educada financeiramente, impactando e influenciando diretamente no desenvolvimento econômico.

 

Iniciativas que orientam as pessoas a poupar, investir de forma consciente e a consumir sustentavelmente, proporcionam melhores condições para o progresso da economia do país. A Educação Financeira é uma grande revolução dessa geração.

 

Exemplificando essa questão, o especialista José Alexandre Vasco, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) apontou a taxa de poupança das famílias brasileiras, onde diz ter muito potencial de mudanças e crescimento. Uma pesquisa do Banco Mundial de 2021 mostra que o brasileiro não tem o hábito de poupar: apenas 11% dos entrevistados (de todas as idades) guardam dinheiro para a velhice.

 

Foram mais de 150 mil pessoas de 114 países, sendo 1 mil deles no Brasil. O Brasil ficou em 101° na posição dessa pesquisa, atrás de locais menos desenvolvimentos economicamente, como Bolívia, Filipinas e Mali.

 

“A cultura da sociedade é um trabalho que levará gerações para ser mudado, mas estamos apenas no início. Confio e acredito que o trabalho contínuo e consistente nos permitirá superar dificuldades e transformar o cenário brasileiro”, afirma o especialista José Vasco.

 

“Quanto mais cedo as pessoas tiverem essa instrução, melhor para a sociedade e principalmente, para a economia. E para isso, nada melhor do que receber essa Educação Financeira na infância”

 

A educação financeira durante a infância forma adultos mais críticos e visionários, onde para eles não é um esforço pensar a longo prazo. É notável o quanto a Educação Financeira é uma pauta que só agrega a sociedade como um todo, influenciando positivamente todos que estejam relacionados a ela.

 

A FORME acredita que todas as crianças podem realizar seus sonhos e estimulamos isso para incentivar esses alunos na Educação Financeira, mostrando que poupando eles podem sim conseguir realizar seus sonhos, além do impacto causado na economia do país ocasionando na sociedade para todos e melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.

 

Continue acompanhando nosso blog semanalmente, confira tendências e impactos relacionados à Educação Financeira.