O segundo semestre é o momento para alinhar os processos de gestão escolar e focar no próximo ano letivo. Agora, que as turmas voltaram das férias do meio do ano, é hora de reorganizar 2022 e preparar 2023. Uma oportunidade de alinhar e ajustar os processos de gestão escolar.
Mesmo durante o curto período de férias, enquanto alunos e professores estavam ausentes do ambiente escolar, a escola e a gestão escolar não pararam.
Com toda a certeza, foi o momento ideal para pequenas reformas e deixar em dia as estruturas administrativa e financeira e, também, a infraestrutura física.
Nem todos sabem ou veem toda a movimentação que ocorre nas escolas durante o recesso de inverno. Elas não ficam vazias e existe, sim, uma rotina administrativa e de manutenção.
São os gestores escolares que, durante o merecido descanso de mestres e educandos, aproveitam para, literalmente, botar a escola em dia.
Reorganizar 2022 e preparar 2023: a escola em dia
Sem dúvida, esses são os grandes e necessários processos de gestão escolar que a pausa no meio de ano possibilita: reorganizar, ajustar e avançar.
As dúvidas pré-recesso, com toda a certeza, a gestão escolar já solucionou e superou: Iniciar por onde? É possível implementar tudo o que foi planejado? Certamente, o que deu para fazer ficou pronto. O que faltou, ainda temos os cinco últimos meses do ano para fazer.
Completo como gestão e simples como um super aplicativo, Diário Escola traz algumas SUPERDICAS para reorganizar 2022 e preparar 2023. E, assim, com a gestão escolar no controle da instituição de ensino, preparar um melhor ano letivo e manter a escola em dia.
# Reavaliar processos e rotinas
Neste ponto do ano, a direção e a gestão escolar conseguiram realizar e operacionalizar o planejamento estratégico 2022?
Responder a esta pergunta, inegavelmente, é o primeiro passo para deixar a escola em dia, reorganizar 2022 e preparar 2023.
Rotinas e processos são para seguir e cumprir. No entanto, sabemos que o dia a dia impõe desafios restritivos em maior proporção do que fatores impulsionadores. Por isso, metas e objetivos preestabelecidos demandam esforço e atenção para serem superados e atingidos.
Enfim, é momento de reorganizar 2022 e preparar 2023. Para manter a escola em dia, sempre é necessário reavaliar e replanejar. Mãos à obra!
# Reorganizar o calendário do segundo semestre
No segundo semestre temos muitos feriados nacionais, além dos feriados locais e regionais. As instituições de ensino, ainda bem, em 2022 não têm a maiores preocupações com o número mínimo obrigatório de dias letivos (200). Uma das vantagens deste período pós-pandemia.
Porém, vale a dica: sempre é bom conferir, reorganizar e ajustar o calendário escolar. Os dias de aula, provas e conselhos de classe estão corretamente planejados? Não deixe para depois. Esta é uma tarefa e um processo rápido, fácil e de grande relevância para reorganizar 2022 e preparar 2023.
# Burocracia não é ruim e pode ser simples e ágil
Existe, sim, a burocracia do bem. Esta, é uma palavra que carrega uma carga pejorativa muito grande. No entanto, ela é fundamental para reorganizar 2022 e preparar 2023.
E, o momento adequado para rever, reorganizar e conferir planilhas, dados, notas, frequências, por exemplo, é no início do segundo semestre.
Esta, sim, uma superdica para superEscolas: não permita pendências em processos de gestão escolar para o final do ano letivo.
Não há como fugir da burocracia. Aliás, não existe motivo para isso. Ao contrário, ela é fundamental na hora de deixar a escola em dia. A moderna gestão escolar bem sabe disso.
Principalmente, porque existe tecnologia com potencial para revolucionar o dia a dia da gestão escolar. Ela disponibiliza soluções, recursos e funcionalidades para flexibilizar e automatizar. Desde os processos administrativos, financeiros, pedagógicos, de comunicação e até a logística de fluxo de entrada e saída de alunos.
Afinal de contas, a burocracia nos processos de gestão escolar é uma questão simples e descomplicada de resolver. Quando as instituições de ensino decidem investir em soluções e tecnologias efetivas, passam a ter uma experiência superior em gestão escolar.
De forma rápida, fácil, prática e econômica, a tecnologia disponível em um super aplicativo de educação e gestão torna ainda mais fácil desburocratizar a burocracia escolar.
Em princípio, é apenas uma escolha e uma decisão. Simples, assim! A direção e a gestão escolar podem escolher e decidir pelo superApp que:
- automatiza todos os processos e faz todo o trabalho burocrático de forma rápida, ágil, simples e segura.
- flexibiliza recursos e funcionalidades que dão o controle total da escola à gestão escolar.
# Avaliar os resultados
De fato, o início do segundo semestre é um bom momento para reavaliar expectativas, analisar e avaliar resultados. Tanto os pedagógicos das turmas e alunos, quanto os administrativos e financeiros da instituição de ensino.
Sempre vale reforçar: aproveite para reorganizar 2022 e preparar 2023 e, desse modo, manter a escola em dia. #ficaadica
Nesse sentido, vale muito reservar um tempo para planejar mais e novas ações, atividades. De fato, procedimento necessário para minimizar ou evitar fatores restritivos e as dificuldades que surgiram no primeiro semestre.
Ao mesmo tempo, essa superdica vale para a situação oposta: otimizar oportunidades e impulsionar fatores que levem a melhores resultados.
É superimportante que a gestão escolar tenha um olhar atento sobre o negócio educacional. Afinal, detectar e antever riscos e oportunidades é uma característica e um dos segredos da moderna gestão escolar.
# Cuidar a evasão
Outra dica de alta prioridade é, ao mesmo tempo, prestar atenção na frequência e no absenteísmo escolar. Pois, agora ainda é possível agir para evitar ou reverter esse tipo de situação na escola.
Não esqueça: se acaso detectar um problema de frequência, entre em contato com o aluno e a sua família. Sempre há tempo de retomar os estudos e não perder o ano.