Se alguns dos seus alunos demonstram problemas em seguir instruções, ler ou realizar cálculos frequentemente, saiba que essas características podem ser algum tipo de dificuldade com a aprendizagem.
Apresentar algum tipo de dificuldade de aprendizagem não impede os alunos de adquirir novos conhecimentos, nem significa que eles não sejam capazes, apenas demanda uma atenção especial da equipe escolar.
É importante que os gestores escolares e professores saibam identificar e agir diante dessa situação.
Estudar coisas novas não é sempre algo fácil. Com isso, é normal que alguns alunos apresentem uma dificuldade maior de aprendizagem na obtenção de conteúdos.
São muitos os motivos que causam a dificuldade na aprendizagem e eles acontecem por algumas razões, como:
- Dificuldade em se adaptar à metodologia de ensino da escola;
- Problemas familiares ou questões pessoais;
- Infraestrutura a desejar, com salas muito quentes ou muito barulhentas;
- Aspectos externos que afetam psicologicamente os alunos, como a pandemia, que também impactou o formato de ensino.
Qualquer dificuldade apresentada para aprendizagem, exige atenção de toda a equipe pedagógica. Frequentemente, os educadores precisam encontrar novos formatos de abordar algum conteúdo ou utilizar técnicas específicas para que facilite o processo de aprendizagem.
Independente de qual seja a situação, é papel da escola e do gestor escolar ouvir o aluno e desenvolver uma rede de apoio para auxiliá-lo nessa dificuldade de aprendizagem, para que o mesmo consiga superá-la.
Alguns estudantes podem apresentar diversos tipos de dificuldades de aprendizagem, como: dificuldades para ler, escrever ou realizar contas, falta de atenção, etc.
Quando esses pontos aparecem frequentemente e não demonstram uma melhora através de novas abordagens, identificamos um distúrbio de aprendizagem. Os mais comuns são:
Dislexia
Trata-se de um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos, geralmente tende a ter causas genéticas e relaciona-se a dificuldade de leitura. Nessa situação, o aluno não entende palavras, letras e ideias, além de apresentar baixa fluência ou lentidão para ler textos.
Discalculia
É um distúrbio que afeta a forma como o estudante lida com números. Normalmente, ocasiona dificuldades para identificar sinais e operações matemáticas, memorizar algarismos e organizar números.
Disgrafia
Está relacionado aos problemas para escrever, entre suas dificuldades, as principais são os erros frequentes de ortografia, omissão de letras, grafia confusa ou ilegível, incluindo também o erro de colocação de palavras em texto, perdendo sua coerência.
Como identificar os sinais de dificuldade de aprendizagem?
Antes de notificar os pais e responsáveis sobre características de dificuldade, é necessário que saibam como identificar corretamente esses problemas.
É necessário que o professor se atente aos principais sintomas, sendo eles:
- Lentidão para concluir as atividades;
- Dificuldade para focar;
- Falta de comunicação com a turma e os professores;
- Problemas para entender enunciados e instruções;
- Agressividade;
- Ansiedade;
- Irresponsabilidade.
Para que o educador da sua escola entenda de uma forma mais clara, iremos exemplificar quais seriam essas características de dificuldades em alunos não alfabetizados e alunos já alfabetizados.
Alunos não alfabetizados ou no Ensino Infantil
- Problemas de coordenação motora;
- Dificuldades para memorizar cores, letras, formas e números, além da dificuldade para rimar palavras;
- Dificuldade na evolução da fala ou atraso para começar a falar.
Alunos alfabetizados ou no Ensino Fundamental
Atente-se se os alunos encontram dificuldades em:
- Organizar tarefas;
- Realizar cálculos;
- Finalizar as lições de casa;
- Soletrar e ler;
- Entender orientações verbais.
Estes são os principais pontos que o educador deve observar, para identificar caso haja alguma necessidade de ajuda com os conteúdos.
Para que a sua escola atenda com qualidade a demanda de todos os alunos, é importante proporcionar uma formação continuada para seus professores.
Além de impactar e aumentar ainda mais a qualidade da sua escola, demonstrará a sua preocupação com o aluno e educador.
Os artigos abaixo podem te ajudar.
– Saiba como implementar projetos multidisciplinares